MEC autoriza Santa Casa de Araçatuba a criar Residência em Anestesiologia
Atividades da nova especialidade serão iniciadas em 1º de março (foto divulgação)
Da redação Diego Alves
O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba vai formar também médicos anestesistas. A criação da Residência Médica em Anestesiologia foi autorizada através de credenciamento aprovado pelo MEC e publicada na semana passada no Diário Oficial da União. O hospital fez o pedido de credenciamento em meados do ano passado através da Coreme (Comissão de Residência Médica).

“O credenciamento foi aprovado após vistoria realizada por integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica do MEC, que esteve na Santa Casa de Araçatuba para avaliação das instalações e estrutura do hospital”, informa o coordenador da Coreme, professor doutor Rafael Saad.
As atividades da nova especialidade começam em março deste ano. A Residência em Anestesiologia terá três vagas e o curso tem duração de três anos. Com a nova especialização, a grade do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba passa a contar com 11 especialidades, dentre as quais, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia e Traumatologia, diretamente ligadas à Anestesiologia.
O Programa de Residência em Anestesiologia será supervisionado pelo médico anestesista e professor, dr. Felipe Rodrigues de Camargo e Teodoro. Ele destaca que a Residência tem como objetivo formar anestesistas tecnicamente competentes, éticos e responsáveis para atuar em todos os cenários do Centro Cirúrgico com o foco voltado sempre na segurança do paciente no preparo pré-operatório e na otimização clínica até o manejo intensivo no pós-operatório com estratificação de riscos.

“O corpo de preceptores será composto exclusivamente por 16 anestesistas que atuarão na formação prática dos residentes no Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Hemodinâmica, Serviços de Diagnóstico por Imagem, UTIs, avaliações pré-anestésicas e na formação teórica por meio de aulas, seminários e discussões de casos clínicos”, anuncia o dr. Felipe Teodoro. A Residência terá como vice-supervisor o médico anestesista e professor, dr. Antonio Melucci Filho.
“Estamos comemorando esse credenciamento que representa mais um passo importante para a oficialização da Santa Casa de Araçatuba na condição de Hospital de Ensino”, afirmou o provedor dr. Éverton Santos ao destacar que ao mesmo tempo “o hospital passa a contar com preceptores e residentes atuando em sua vocação, que é a realização de cirurgia de alta complexidade, um suporte imprescindível também às urgências e emergências, que constituem o maior fluxo do hospital”. A Santa Casa de Araçatuba realiza em média 1.000 cirurgias/mês; aproximadamente 90% desse volume são cirurgias de urgência e emergência.
“As urgências e emergências e as cirurgias de alta complexidade são os grandes diferenciais da Santa Casa de Araçatuba em relação à Residência em Anestesiologia porque expõem o residente aos diversos cenários do ambiente cirúrgico e proporcionam uma formação completa e segura”, define o supervisor dr. Felipe Teodoro. Ele também destaca a melhoria da assistência como impacto positivo proporcionado pela nova Residência. “Teremos uma melhora na qualidade assistencial. A presença de preceptores e residentes no hospital fomenta a discussão clínica, atualização constante e, consequentemente, a população, que no nosso caso é majoritariamente do SUS, vai receber assistência de melhor qualidade”.
O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba foi criado em 2017 e já formou 122 especialistas em dez especialidades médicas.

Preenchimento das vagas
Para preencher as três vagas, a Coreme fará um processo seletivo extraordinário. As provas serão aplicadas no dia 8 de fevereiro. Para participar, os candidatos devem fazer a inscrição no site www.consesp.com.br no período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.
Os aprovados deverão efetivar as matrículas até o dia 27 de fevereiro. As atividades serão iniciadas em 1º de março.
O edital completo poderá ser acessado nos sites da Consesp e Coreme: www.coremearacatuba.com.br e www.consesp.com.br




Compartilhem, deixe seu Like





PM apreende mais duas bicicletas motorizadas conduzidas por adolescentes em Birigui
“Acabou o Grau” Bicicleta motorizada é apreendida durante patrulhamento da PM em Birigui
Shopping Praça Nova de Araçatuba terá brincadeiras clássicase oficina de slime nas férias
Prefeitura de Araçatuba vai desassorear a Lagoa do Miguelão
Homem procurado pela Justiça é preso em Birigui após tentar fornecer nome falso à PM
Homem é preso após resistir à abordagem e danificar viatura da PM em Bilac
Fiscalização de trânsito apreende veículo irregular e mais duas bicicletas motorizadas no Parque do Povo
Secretaria de Mobilidade Urbana recebe novo estoque de tinta para reforçar sinalização viária em Birigui