Menino de 7 anos é salvo após engolir moeda em Franca (SP)

Foto: Reprodução
Da redação Diego Alves
Um menino de 7 anos precisou de atendimento médico urgente em Franca (SP) – cidade há 402 quilômetros de Birigui (SP), nesta sexta-feira (11), após engolir uma moeda de R$ 0,25, que ficou presa em sua garganta. O incidente ocorreu na escola, e a criança, identificada como Enzo, foi levada às pressas para o hospital, onde passou por uma endoscopia para a remoção do objeto.

A mãe de Enzo, Ana Laura Paixão, relatou que o filho pretendia usar a moeda para comprar um “sacolé” na saída da escola. “Eu estava no trabalho quando recebi o telefonema da minha sogra avisando que ele tinha se engasgado”, disse. Ao chegar à escola, Ana Laura se deparou com uma cena preocupante: Enzo vomitava muito e não conseguia engolir, enquanto várias pessoas tentavam ajudar.
O farmacêutico Cléber Henrique Souza, que estava próximo à escola, tentou realizar a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas de Enzo. Embora ele tenha conseguido aliviar a situação inicial, a moeda permaneceu presa.
Diante da demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o farmacêutico decidiu levar Enzo em seu carro até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Anita. Lá, um raio-x revelou a localização exata da moeda.

“Ele estava ficando com a boca branca, e como ele é asmático, fiquei com muito medo de sua saturação de oxigênio cair”, relatou Ana Laura, que se desesperou ainda mais ao ver o estado do filho.
Enzo foi transferido para o pronto-socorro infantil e, em seguida, para a Santa Casa de Franca, onde passou por uma endoscopia que retirou a moeda com sucesso. Após o procedimento, ele ficou em observação e recebeu alta no mesmo dia. Apesar do susto, Enzo já retornou às atividades escolares e passa bem.
Compartilhem, deixe seu Like