Morador de Avanhandava é autuado em R$ 5 Mil por manter ilegalmente Arara Vermelha em cativeiro

Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Durante patrulhamento da Operação Impacto Piracema, a Polícia Ambiental de Avanhandava cidade a 55 quilômetros de Birigui, interior de São Paulo, recebeu nesta sexta-feira (03), uma denúncia anônima sobre a posse ilegal de uma Arara Vermelha e outros pássaros nativos em uma residência do Bairro Borá. A equipe se dirigiu até o local, onde foi recebida pelo morador, que permitiu a entrada para a fiscalização.

O proprietário, ciente do motivo da vistoria, informou que não era criador registrado, mas que a Arara Vermelha estava com sua família há aproximadamente 30 anos. A ave pertencia à sua mãe, que faleceu em 2021, e desde então ele passou a cuidar do animal, sem saber informar a origem da ave, que estava sem anilha.
Durante a inspeção, foram encontradas outras 10 aves com anilhas de identificação, que pertenciam ao filho do morador. Após a análise, a fiscalização confirmou que o “plantel” estava dentro da legalidade.
Entretanto, a posse da Arara Vermelha (Ara chloropterus), uma espécie nativa e ameaçada de extinção, sem as devidas autorizações, configurou infração. A equipe elaborou o Auto de Infração Ambiental, impondo uma multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), conforme o Artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/2021.
A ave e sua gaiola foram apreendidas, mas devido aos sinais de domesticação e ao vínculo afetivo com o tutor, o animal foi devolvido ao proprietário, que se comprometeu a manter as condições adequadas de alimentação e abrigo.

A ocorrência foi encaminhada ao Departamento de Polícia local, em conformidade com o Artigo 29, parágrafo 3º, inciso III, da Lei 9605/98, que trata dos crimes ambientais relacionados à fauna.
Compartilhem, deixe seu Like