Morador de Guaraçai é multado em R$ 5,5 mil por manter aves silvestres em cativeiro

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Polícia Militar Ambiental flagrou na manhã deste domingo (16), um caso de degradação ambiental contra a fauna no município de Guaraçai (SP). Durante patrulhamento, a equipe constatou que um morador mantinha em cativeiro duas aves silvestres nativas: uma Arara-canindé e um Periquitão-maracanã, ambas sem autorização do órgão ambiental competente.

Diante da infração, os policiais aplicaram ao responsável uma multa simples de R$ 5.500,00. Além disso, a ocorrência será encaminhada via ofício por violação ao Art. 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
Vale ressaltar que a Arara-canindé está na lista de espécies ameaçadas de extinção, tornando a posse ilegal ainda mais grave. As aves e as gaiolas foram apreendidas para as devidas providências.

DENÚNCIA
A Polícia Ambiental reforça que a captura e a manutenção de animais silvestres sem autorização são crimes passíveis de sanções administrativas e penais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos canais oficiais de fiscalização ambiental.


Compartilhem, deixe seu Like