Moradores de Brejo Alegre reclamam de fogo e muita fumaça vinda de “lixão” da prefeitura
Imagem: Reprodução
Da redação Diego Alves
Moradores do município de Brejo Alegre (SP) estão sofrendo com a fumaça proveniente do lixão que é de responsabilidade da prefeitura do município. A reportagem recebeu vídeos que comprovam a queima dos resíduos. Assista o vídeo no final da matéria

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, no local foi instalado um aterro sanitário, porém, o local é pequeno e não é mais possível fazer o aterramento dos resíduos.
Segundo os moradores, que preferem não se identificarem, o fogo no lixão da cidade não se trata de um caso isolado. Há alguns dias os moradores estão tendo que respirar o ar poluído com a fumaça dos resíduos que são queimados no local.
A fumaça proveniente da queima de lixões lança no ar produtos tóxicos que podem provocar problemas de saúde. A fumaça pode causar problemas respiratórios, falta de ar, piora dos quadros de pessoas com doenças crônicas respiratórias como Doença pulmonar obstrutiva crônica -DPOC, asma, rinites entre outras”.
O lixão a céu aberto e a queima de resíduos também provoca danos ao meio ambiente.

A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana.
A reportagem do Birigui Notícias da Hora entrou em contato com a prefeitura municipal de Brejo Alegre, entretanto, a atendente passou a ligação para a assessoria, que não deu continuidade na chamada. O espaço continua aberto para eventuais respostas.
Compartilhem, deixe seu Like





PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Saidinha temporária: quatro detentos são presos por violência doméstica no interior paulista
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba