Moradores de Brejo Alegre reclamam de fogo e muita fumaça vinda de “lixão” da prefeitura
Imagem: Reprodução
Da redação Diego Alves
Moradores do município de Brejo Alegre (SP) estão sofrendo com a fumaça proveniente do lixão que é de responsabilidade da prefeitura do município. A reportagem recebeu vídeos que comprovam a queima dos resíduos. Assista o vídeo no final da matéria
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, no local foi instalado um aterro sanitário, porém, o local é pequeno e não é mais possível fazer o aterramento dos resíduos.
Segundo os moradores, que preferem não se identificarem, o fogo no lixão da cidade não se trata de um caso isolado. Há alguns dias os moradores estão tendo que respirar o ar poluído com a fumaça dos resíduos que são queimados no local.
A fumaça proveniente da queima de lixões lança no ar produtos tóxicos que podem provocar problemas de saúde. A fumaça pode causar problemas respiratórios, falta de ar, piora dos quadros de pessoas com doenças crônicas respiratórias como Doença pulmonar obstrutiva crônica -DPOC, asma, rinites entre outras”.
O lixão a céu aberto e a queima de resíduos também provoca danos ao meio ambiente.
A queima do lixo é um ato criminoso, mesmo quando dentro de propriedade particular. Isso porque, segundo a Lei de Crimes Ambientais, são jogados na atmosfera resíduos dos materiais queimados, causando poluição e possíveis danos à saúde humana.
A reportagem do Birigui Notícias da Hora entrou em contato com a prefeitura municipal de Brejo Alegre, entretanto, a atendente passou a ligação para a assessoria, que não deu continuidade na chamada. O espaço continua aberto para eventuais respostas.
Compartilhem, deixe seu Like