Museu Ferroviário de Araçatuba passa a abrir aos sábados
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A partir do próximo sábado (22), o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues passará a funcionar também aos sábados, das 9h às 17h. Com o novo horário, a Secretaria Municipal de Cultura amplia o acesso à população a esse bem cultural do município, como uma opção de lazer aos finais de semana.

Para marcar essa mudança, a Prefeitura fará um evento especial neste sábado. Haverá declamação de poesias e apresentação do livro “Prédios de Araçatuba”, obra financiada com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. À tarde, o museu se tornará palco para a MPB, com os músicos Fernando Chade e Otávio Almeida.
Ainda na ocasião, será anunciada a abertura, a partir de março, de programação especial de oficinas e atividades voltadas para o público infantil, que acontecerão mensalmente, um domingo por mês, nas próprias dependências do Museu Ferroviário.
Também estarão disponíveis para visitação os espaços do museu e seu acervo, que contém galeria de fotos e história de antigos ferroviários, maquete ferroviária, equipamentos usados nos escritórios da ferrovia, além de uma biblioteca climatizada para leitura e pesquisa.
HISTÓRIA
Localizado na região central de Araçatuba, no conjunto de imóveis conhecido como Vila Ferroviária, o Museu Ferroviário foi criado para resgatar tanto a memória da ferrovia como dos profissionais que nela trabalharam no início do século passado. A média é de 95 visitantes por mês.
Foi a chegada da ferrovia à Noroeste do Estado de São Paulo que impulsionou a ocupação e o surgimento de Araçatuba sendo, por anos, um dos motores do desenvolvimento econômico e urbano da cidade.

Diante dessa ligação histórica, entre a ferrovia e o surgimento da cidade, tornou-se imprescindível a criação em 2016 da instituição. O museu dispõe de um acervo de cerca de 600 peças, entre livros, imagens, maquinário, documentos, a maioria delas doadas pela família do ex-funcionário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), Moisés Joaquim Rodrigues, que dá nome ao espaço.
Falecido em 2004, Moisés se dedicou à profissão por 40 anos, ocupando a posição de chefe da estação ferroviária de Araçatuba.
O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Nabuco fica na rua Joaquim Nabuco, 125/135, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, a partir de 22 de fevereiro, também aos sábados das 9h às 17h.
Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba
Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
12º BAEP apreende adolescente com drogas no Condomínio Vitória, em Araçatuba
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população