Novo ciclo do Programa Saúde na Escola vai atender 26 instituições de Birigui no biênio

Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias de Saúde e Educação, dá início nesta sexta-feira (24/02), às 9h, no auditório do Centro Administrativo, ao ciclo 2023-2024 do Programa Saúde na Escola (PSE). Vinte e seis instituições do município serão trabalhadas nesta etapa.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, cujo objetivo é unir as duas áreas para trabalhar as principais temáticas de prevenção de doenças e promoção de saúde com o público escolar.
A participação dos municípios é feito por meio de adesão, realizada a cada dois anos. Birigui já participou de ciclos anteriores.
As escolas pactuadas para este ciclo serão trabalhadas durante todo este período. As unidades já foram escolhidas. Vão participar as escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental, escolas estaduais e o CR (Centro de Ressocialização) de Birigui, totalizando 26 instituições.

Dentro das temáticas a serem trabalhadas o Governo Federal mapeia 13 ações que são contempladas pelo PSE. São elas: Saúde Ambiental, que contempla principalmente o combate ao Aedes aegypti; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; a promoção da cultura da Paz e Direitos Humanos; prevenção das violências e acidentes; saúde sexual e reprodutiva; promoção da atividade física; promoção de doenças negligenciadas como a hanseníase; verificação da situação vacinal; saúde ocular; saúde bucal; alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil; saúde auditiva; e prevenção a covid-19.
REALIZAÇÃO
Todo o trabalho nas instituições será realizado pelas equipes de Atenção Básica, que compreende os profissionais da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), equipe de Saúde Bucal e a equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).

“São 13 ações possíveis de serem realizadas a partir da parceria com a instituição escolar que vai mapear dentro de sua necessidade local quais os temas que serão trabalhados pela equipe de saúde no decorrer do ano”, explicou a coordenadora do Nasf-AB, Andréa Maria Castilho.
De acordo com ela, caso surjam outras temáticas além das citadas, também serão trabalhadas, sem perder o foco nas frentes pré-determinadas.
Na reunião de apresentação, estarão presentes os gestores das instituições pactuadas para o ciclo 2023-2024. Durante o encontro será passado todo o funcionamento do programa no período, para que a execução as ações possam ser iniciadas.
Compartilhem, deixe seu Like





Criança de 9 anos fica ferida após colidir patinete elétrico em veículo dentro de condomínio em Birigui
Sebrae-SP lança Rota da Moda para conectar o setor calçadista de Birigui e projetar o futuro da indústria
Jovem de 22 anos morre após ser atropelado por carro em Birigui
Acidente entre carro e motocicleta deixa mulher com ferimentos leves em Birigui
Irmãs de Birigui morrem em grave acidente na rodovia Feliciano Sales Cunha, em Poloni
UBS-10 (Colinas) terá encontro de gestantes na quinta-feira (06/11), em Birigui
Mulher é presa com 7 kg de skunk durante fiscalização na Marechal Rondon em Castilho
Câmara de Araçatuba rejeita denúncia contra o vereador Damião Brito por suposta “rachadinha”