Onça-parda é encontrada morta após ficar presa em armadilha ilegal em Araçatuba
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
Uma onça-parda foi encontrada morta na manhã de segunda-feira (24) após ficar presa em uma armadilha de caçador nas proximidades da via Brigadeiro Faria Lima, em Araçatuba. O animal, um macho de aproximadamente três anos, morreu estrangulado pelo dispositivo ilegal

De acordo com a Unesp, uma equipe da área de medicina veterinária foi enviada ao local para tentar resgatar o felino, mas a onça já estava sem vida quando os profissionais chegaram. O professor Sérgio Diniz Garcia, que acompanhou a ocorrência, lamentou a cena.
“Com onça é a primeira vez que vejo. Era um macho jovem e, quando chegamos, já estava morto. É uma situação de muito sofrimento”, afirmou o especialista ao G1.
A armadilha encontrada se assemelha a um laço preso a uma árvore. Quando o animal passa, o mecanismo se fecha e o captura pelo pescoço — prática considerada ilegal e amplamente utilizada por caçadores.
O doutor em zoologia Thiago Maia Davanso explicou que esse tipo de armadilha, apesar de comum na caça clandestina, é proibido por lei e pode causar mortes extremamente dolorosas.

Ele destacou que, em casos autorizados pelos órgãos ambientais, como Ibama, a captura de animais deve ser feita de forma controlada e segura, por meio de gaiolas específicas e uso de ceva, como milho, para atração — procedimento muito diferente das armadilhas ilegais usadas por caçadores.
O caso segue sob apuração, e órgãos ambientais devem investigar a origem da armadilha e eventuais responsáveis.


Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial
Mulher tem motocicleta furtada durante visita a filho internado na Santa Casa de Araçatuba
Dudu Nobre faz o primeiro grande show do ano no Sesc Birigui