Onça-parda é encontrada morta por atropelamento na SP-425 em Penápolis

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Uma onça-parda (Puma concolor) foi encontrada morta às margens da rodovia SP-425 – Assis Chateaubriand, no km 278, em Penápolis (SP), na manhã desta terça-feira, 2 de julho. O animal, vítima de atropelamento, foi localizado próximo ao acesso ao Colégio Técnico Agrícola, no bairro Lajeadinho.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Ambiental durante patrulhamento no âmbito da Operação Impacto – São Paulo Sem Fogo, que intensifica ações preventivas em áreas de risco ambiental. A equipe foi acionada após denúncia sobre o animal morto no acostamento.
No local, os policiais constataram o óbito da onça e encontraram uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também já havia sido mobilizada. Em seguida, os agentes entraram em contato com a médica veterinária Dra. Mariana, da Associação Mata Ciliar, ligada à Unesp de Araçatuba.

A profissional demonstrou interesse em receber o corpo do animal para fins de pesquisa científica. A onça-parda foi então recolhida e levada pela equipe ambiental até a unidade da Unesp, onde foi destinada para estudos.
A onça-parda é um dos maiores felinos das Américas e exerce papel essencial no equilíbrio ecológico.
Compartilhem, deixe seu Like