Operação da Polícia Federal “Honestidade Pura” combate corrupção eleitoral em Buritama
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11), a Operação “Honestidade Pura” no município de Buritama, interior de São Paulo, com o objetivo de apurar denúncias de corrupção eleitoral durante as Eleições de 2024.

Segundo a investigação, os envolvidos teriam praticado “compra de votos”, oferecendo dinheiro em espécie e doações de material de construção civil em troca de apoio eleitoral. De acordo com a denúncia, os pagamentos aos eleitores teriam sido divididos em duas parcelas: a primeira antes do pleito, e a segunda somente após a comprovação do voto, por meio da apresentação física do comprovante de votação.
As diligências policiais indicam que os crimes ocorreram durante o período de propaganda eleitoral e caracterizam o crime de corrupção eleitoral, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de três aparelhos celulares e um documento contendo uma suposta relação de compras de materiais de construção, que pode estar vinculada ao esquema criminoso. O material será encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Araçatuba para análise e prosseguimento das investigações.

A operação é parte do esforço da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal para garantir a lisura dos processos eleitorais e coibir práticas ilegais que comprometam a democracia.






Compartilhem, deixe seu Like





Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso por violência doméstica após ameaçar e agredir esposa e enteada em Birigui
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu