Pacientes enfrentam dificuldades com transporte e questionam uso de veículos em desfile em Birigui
Foto: Mensagens enviadas pelos pacientes e usuários do transporte.
Da redação Diego Alves
Moradores de Birigui procuram à nossa reportagem nesta última terça-feira (10), para relatar problemas recorrentes com o transporte fornecido pela Prefeitura para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Araçatuba, onde realizam tratamentos importantes. Segundo os pacientes, o setor de transporte tem cancelado viagens previamente agendadas, o que causa a perda de consultas e a necessidade de remarcar atendimentos. Muitos dos usuários do serviço estão em situação de vulnerabilidade social e dependem exclusivamente do transporte público municipal para se locomover.
Uma das pacientes questionaram que haviam carros e ambulâncias no desfile de 08 de dezembro, aniversário de 113 anos de Birigui (SP). Porém, segundo foi questionado, “somente existem carros para desfilar”, e, quando é preciso para dar atendimento à pacientes da cidade, vem sendo negado por falta de veículos.
Idosa
Em um dos casos recentes, uma idosa de 81 anos ficou por mais de 6 horas esperando o transporte, por conta de uma “comunicação falha do setor de transporte”, onde ela acabou perdendo a data do tratamento, tendo que remarcar.
Resposta da Prefeitura
Questionado na terça-feira (10), sobre a situação, o prefeito Leandro Maffeis, por meio da Secretaria de Saúde, enviou a seguinte nota à nossa reportagem nesta quarta-feira (11):
“A Secretaria de Saúde informa que vem solicitando auxílio de outras pastas nos empréstimos de veículos, porém estamos aguardando a disponibilização dos mesmos. Também solicitamos a liberação dos dois veículos da Câmara Municipal e estamos aguardando a liberação por parte do nobre Presidente. Pedimos aos usuários que aguardem, pois o setor de transporte responsável por esta demanda, entrará em contato para avisar os pacientes que já se encontram agendados.”
Resposta do Presidente da Câmara
A reportagem também entrou em contato nesta quarta-feira (11), com o presidente da Câmara, André Fermino, citado na nota da Prefeitura. Ele enviou a seguinte resposta:
Nota à Imprensa
Nos últimos 6 meses, devolvemos mais de R$ 2 milhões aos cofres da Prefeitura de Birigui. Nesta semana, será realizada a devolução de mais R$ 1,2 milhão, que contribuirá para o pagamento do 13º salário dos servidores municipais. Essa conquista reflete a gestão eficiente e responsável desta Câmara, com uma economia histórica alcançada pelo esforço conjunto de todos os vereadores.
Com relação à solicitação da Prefeitura para a cessão de dois veículos da Câmara para o transporte de pacientes, informo que o pedido chegou à Presidência nesta semana e já foi encaminhado ao Departamento Jurídico para análise legal. Reafirmo que a Câmara está, e sempre estará, à disposição da população para colaborar com soluções que melhorem os serviços prestados.
No entanto, é preciso ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não tomou medidas efetivas para resolver os problemas que afligem quem mais necessita do sistema de saúde. Situações como essa, que dependem de planejamento e gestão eficiente, têm sido deixadas de lado pela atual administração.
Quando assumi o cargo de Prefeito, lembro que, em um gesto de priorizar a saúde, doei o carro oficial do gabinete para o transporte de pacientes. Infelizmente, esse ato foi revogado pela atual gestão. Além disso, é inaceitável que existam veículos parados na Secretaria de Assistência Social, enquanto pacientes em seu momento mais difícil não conseguem locomoção, é vergonhoso. Falo também das emendas que vereadores trouxeram e a atual administração perdeu os recursos, exemplo rápido: Cabo Wesley e Pastor Reginaldo.
Esta Presidência reitera o compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades da nossa população, cobrando eficiência e seriedade das secretarias e reforçando nosso papel como fiscalizadores do bem público.” Finalizou o Presidente da Câmara Municipal André Fermino.
Impasses prejudicam pacientes
Enquanto Prefeitura e Câmara buscam resolver o impasse, os moradores que dependem desse serviço continuam enfrentando dificuldades, muitas vezes colocando em risco a continuidade de tratamentos essenciais.
A reportagem do Birigui Notícias da Hora segue acompanhando e buscando informações e soluções para os pacientes que necessitam do transporte para dar continuidade em diversos tratamentos.
Compartilhem, deixe seu Like