Parques industriais de Araçatuba recebem mais 25 empresas

Da redação Diego Alves
Na tarde dessa segunda-feira (18), a Prefeitura de Araçatuba entregou a 25 (vinte e cinco) empresas a Lei de Concessão de Direito Real de Uso nos Parques Industriais de Araçatuba, em encontro de autoridades municipais com representantes das empresas e membros do grupo gestor da GPI-A, Governança dos Parques Industriais de Araçatuba.

Em sua grande maioria, serão instaladas unidades produtivas no Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado e Parque Industrial Alexandre Biagi. Também haverá novas instaladas no Parque Antonio Xavier Couto e no Parque Portuário. O documento autoriza o uso da área por meio do Instituto da Concessão de Direito Real de Uso.
Laerte Rocha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, destaca que , nos últimos 7 anos, aproximadamente 70 empresas foram beneficiadas – seja com concessão, renovação ou prorrogação de concessão, ou regularização – alavancando o surgimento de novas fontes de crescimento e fortalecimento da economia.
“Hoje são entregues vinte e duas leis de concessão, que gerarão 250 empregos, tendo sido um total de 71 concessões em sete anos, e com outros 550, totalizando 800 empregos. Só neste ano foram 35 empresas. Em 2018 foram duas; 26 em 2019; duas em 2021; e seis em 2022”, detalhou o secretário.
“E por falar em emprego, temos hoje, cadastradas no Balcão de Empregos, da SMDERT, 425 postos de trabalho aguardando serem preenchidos”, concluiu Laerte Rocha.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Coronel Borella, lembrou o longo trabalho de vencer etapas burocráticas no intuito de regularizar os três parques industriais de Araçatuba. O Parque Industrial Antônio Xavier Couto, que abriga 5 empresas instaladas, também encontra-se em vias de ser regularizado. “Era, do nosso ponto de vista, injusta a condição do empresário que investia em construção e equipamento para sua empresa nos parques e não tinha direito sobre a área, com risco de perdê-la a qualquer momento. Hoje com a lei 8.578, de janeiro de 2023, passamos a permitir que os concessionários possam transferir a cessão de direito real de uso a outra empresa, após 5 anos de permanência e cumprindo exigências como geração de renda e atividade produtiva”, descreveu

“Devemos destacar também o papel do Legislativo, cuja missão foi analisar e aprovar as concessões, reconhecendo o papel fundamental das empresas no desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda”, valorizou a vice-prefeita Edna Flor.
“Esse é o resultado do trabalho comprometido da Administração Municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Nessa mesma direção, destacamos o papel do Grupo de Governança dos Parques Industriais de Araçatuba (GPI-A), composto por empresários dos 3 parques industriais e secretários municipais. O incansável trabalho deles é notável. Parabenizamos a todos as novas empresas e as que já se encontram em atividade dos nossos parques industriais, agradecendo pela imensa contribuição que dão para o avanço econômico e social de Araçatuba”, finaliza o prefeito Dilador Borges.
Também participaram da entrega dos documentos os vereadores de Araçatuba Antonio Edwaldo Dunga Costa, Gilberto Batata Mantovani, Wesley da Dialogue e João Moreira e o presidente do GPI-A, Oscar Saito, além dos secretários municipais Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e Habitação), Arnaldo Vieira Filho, o Dindo (Governo e Desenvolvimento Agroindustrial), e Enio Pozzetti Lima (Obras e Serviços Públicos).
Regularização dos parques industriais
Lembrando um pouco de história, há décadas, os parques industriais de Araçatuba abrigam dezenas de empresas e são importantes fontes geradoras de emprego no município, porém sofriam com a falta de regularização, algo que acarretava dificuldade na realização de mais investimentos e expansão das empresas.

Para sanar esta situação, a Prefeitura promoveu uma ação conjunta com secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento Urbano. Com isso, foi aberto um edital para contratação de uma empresa especializada em levantamento perimetral e planialtimétrico, visando inicialmente à regularização do parque industrial Maria Isabel de Almeida Prado.
O objetivo foi alcançado e mais de 50 matrículas legalizadas já foram entregues aos empresários do Maria Isabel.
Juntamente com a regularização, houve a continuidade e incentivo ao empreendedorismo, ofertando terrenos para empresários instalarem suas empresas, bem como a continuidade do processo de regularização do parque industrial Alexandre Biagi, que hoje abriga 22 empresas
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá