PM ambiental detém indivíduo por pesca ilegal durante “Piracema”, em Araçatuba
Da redação Diego Alves
Durante a Operação “Piracema”, a Polícia Militar Ambiental de Araçatuba intensificou suas ações de fiscalização ambiental, resultando na detenção de um indivíduo por prática de pesca ilegal. O infrator foi abordado enquanto realizava atos de pesca amadora às margens do reservatório da UHE – Tijoá.
Durante a verificação de seus documentos pessoais, os policiais encontraram uma tarrafa de nylon, ainda úmida e com vegetação aquática presa à malha, acondicionada em uma sacola plástica entre seus pertences. Conforme a Resolução SIMA 05/2021, o ato configura degradação ambiental contra a fauna ictiológica, uma vez que a pesca é proibida no período da Piracema.
Como medida, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA), no valor de R$2.000,00 reais. Segundo foi apurado pela reportagem, até o momento da fiscalização, não havia capturas de peixes pelo indivíduo.
A Polícia Militar Ambiental encaminhará a ocorrência por meio de ofício ao Departamento de Polícia, uma vez que a conduta se enquadra no Artigo 34 da Lei Federal n° 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. O esforço contínuo da corporação reforça o compromisso com a preservação e proteção do meio ambiente na região.
Compartilhem, deixe seu Like 👍