Polícia Civil vai apurar se houve negligência na morte de bebê de 9 meses em Araçatuba

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Polícia Civil vai apurar se houve negligência médica na morte de um bebê de 9 meses, ocorrida na última segunda-feira (25), em Araçatuba. A criança foi atendida duas vezes no pronto-socorro municipal e duas vezes na Unidade Básica de Saúde do Morada dos Nobres antes de ser encaminhada à Santa Casa, onde o óbito foi constatado.

A mãe da criança, uma mulher de 22 anos, disse no registro policial, que o bebê passou a apresentar vômitos na madrugada de domingo (24). Ela então levou a criança ao pronto-socorro municipal, onde foi medicada e liberada.
Ao voltar pra casa, a criança passou a apresentar diarréia constante e tosse com vômito. Ainda na manhã de domingo, a mãe levou a criança até a UBS do bairro Morada dos Nobres. A mãe alega que foi atendida, mas a médica disse que não poderia medicar novamente o bebê, indicando que a mãe desse água para a criança se reidratar e a liberando em seguida.
Ainda no domingo, por volta das 15 horas, como a criança só piorava, a mãe voltou ao pronto-socorro municipal. Ela relatou que a médica não pediu nenhum exame, mas passou soro para o bebê. A mãe o alimentou e após ser alimentado ele não apresentou mais vômito, apenas diarréia, mesmo assim recebeu alta novamente, e a mãe orientada a hidratar a criança em casa.

Ainda de acordo com a mãe, já na manhã de segunda-feira (25), o bebê não respondia o chamado e estava sonolento. Ela levou a criança novamente até a UBS do bairro Morada dos Nobres, onde rapidamente foi encaminhada ao setor de emergência e atendida por vários médicos.
Enquanto a mãe aguardava, uma ambulância do Samu foi acionada e criança foi transferida para a Santa Casa. Ao chegar no hospital, o bebê foi levado direto à UTI Neonatal. Em seguida, a mãe foi chamada na UTI e foi comunicada sobre o óbito da criança.
O óbito foi atestado como choque hipovolêmico, desidratação de terceiro grau, toxicose e diarréia aguda. A Polícia Civil vai apurar se o bebê morreu por negligência médica.

PREFEITURA
A Prefeitura Municipal se posicionou através de nota:
A Prefeitura de Araçatuba se solidariza com a família e informa que, após apuração detalhada, constatou-se que todos os procedimentos foram corretos em seu atendimento, tanto no Pronto-Socorro Municipal quanto na UBS Morada dos Nobres, com a criança respondendo positivamente ao tratamento aplicado.
Ressaltamos que, no intervalo de 15h entre o terceiro atendimento (feito no PSM) e o quarto (feito na UBS), no qual a criança permaneceu em casa, houve piora do seu quadro clínico, com sinais vitais comprometidos. Dada a gravidade do caso, a criança foi encaminhada pelo Samu à Santa Casa, onde foi constatado o óbito.
Compartilhem, deixe seu Like