Polícia Penal realiza Jornada da Cidadania em Araçatuba voltada a pessoas egressas, em alternativas penais e familiares
Ação ocorrerá no dia 21 de maio e contará com a participação de diversas instituições com foco em serviços, capacitação e empregabilidade
Da redação Diego Alves
A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), promove na quarta-feira (21), das 9h às 13h, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda no município de Araçatuba. A atividade será realizada no Teatro da UNIP, localizado na Rua Baguaçú, nº 1939, Jardim Alvorada.

A iniciativa é organizada pela Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Araçatuba e tem como objetivo oferecer atendimento direto a pessoas egressas do sistema prisional, em alternativas penais e seus familiares. Serão disponibilizados serviços públicos, orientações jurídicas, oportunidades de capacitação, encaminhamentos para vagas de emprego, assistência social e atendimentos de saúde.
Entre os serviços ofertados, estão:
- Emprego e capacitação: balcão de empregos, cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE, SENAC e ETEC, e orientação para elaboração de currículo;
- Saúde: aplicação de vacinas e realização de testes rápidos;
- Assistência social: atendimento por programas como CRAS, CREAS, Bolsa Família e Casa da Mulher Paulista;
- Atendimento à população: corte de cabelo gratuito, doação de cestas básicas e de livros.
A Jornada é realizada em parceria com a Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social, SEBRAE, SENAC, ETEC Araçatuba, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Fundo Social de Solidariedade e diversas secretarias municipais (Cultura, Esportes, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública e Mobilidade Urbana), além da UNIP.

Criada em 2015, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) como parte das ações voltadas à reintegração social. Desde 2023, passou a ser organizada também pelas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, compostas pelas Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEFs) e pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs).
A iniciativa é desenvolvida no âmbito da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), por meio de seus departamentos técnicos: Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF), Departamento de Penas e Medidas Alternativas (DPMA), Departamento de Relações Institucionais e Projetos (DRIP) e Divisão de Formação, Emprego e Renda (DFER).









Polícia Ambiental multa morador por manter canários em cativeiro irregular em Araçatuba
Filho descumpre medida protetiva e acaba preso em Araçatuba
Foragido da Operação “Pulo do Gato” é preso no Residencial Pacaembu, em Araçatuba
Mulher é encontrada desacordada e com sinais de espancamentos em Araçatuba
Homem é detido pela GCM após acompanhamento por vários bairros de Araçatuba
BAEP apreende pistola 9mm e munições durante cumprimento de mandado em condomínio
Ação Integrada: Prefeitura realiza ação contra dengue e orienta moradores sobre proteção animal no Jardim Pérola
Operação Direção Segura realiza mais de 500 testes de alcoolemia em Penápolis