Prefeito de Araçatuba visita usina que transforma entulhos em material reutilizável e reduz impacto ambiental
Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, visitou nesta sexta-feira (4) a Usina de Beneficiamento de Entulhos da concessionária Monte Azul Ambiental, localizada nas Chácaras Arco-Íris, no Parque Industrial.

Acompanhado da vice-prefeita Nice Zucon, do secretário de Governo, Marcelo Teixeira, e da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Bueno, o prefeito conheceu de perto as etapas do trabalho que transforma resíduos da construção civil e de podas em materiais reutilizáveis.
Recebida pelos proprietários Bruno Cervantes Gornati e Gabriel Soares Lopes, e pelos gestores José Emílio Pupo Maron (operacional) e Vinícius Panza (da usina), a comitiva pôde acompanhar o processo de separação, beneficiamento e destinação correta dos resíduos recolhidos em Araçatuba.
“Essa estrutura representa um avanço significativo na gestão de resíduos da cidade. Reduz o impacto ambiental, reaproveita materiais e ainda gera economia para o município”, destacou Zanatta.
A usina recebe mensalmente cerca de seis mil metros cúbicos de resíduos, sendo 3.500 metros cúbicos provenientes dos cinco ecopontos da cidade. Também são encaminhados à usina materiais descartados irregularmente nas vias públicas.

OPERAÇÃO
O trabalho da Monte Azul Ambiental envolve o recolhimento, transporte e segregação dos materiais, divididos em resíduos da construção civil, podas e madeiras.
Os entulhos passam por um processo de britagem, que resulta em pó de pedra, brita e rachão, reaproveitados pela Secretaria de Obras na manutenção de estradas rurais e vias não pavimentadas. Já a madeira triturada vira biocombustível, enquanto os resíduos de podas são transformados em composto orgânico, utilizado em plantios.
Além disso, durante a triagem, materiais recicláveis são separados e encaminhados à Coleta Seletiva, o que contribui para a geração de renda à cooperativa de catadores. Apenas os rejeitos sem possibilidade de reaproveitamento são destinados ao Aterro Sanitário Municipal.

VARRIÇÃO MECANIZADA
Outro destaque da visita foi o serviço de varrição mecanizada, realizado por um caminhão varredeira, que percorre cerca de 1.500 quilômetros por mês em avenidas de maior fluxo e com canteiros centrais. O equipamento aspira resíduos, como latas, garrafas e pedras soltas, e remove acúmulos de terra em guias e sarjetas, contribuindo para evitar entupimentos e alagamentos nos períodos de chuva.
A máquina é capaz de varrer até 40 quilômetros por turno de oito horas, contra um quilômetro diário alcançado por um colaborador em serviço manual. “Com tecnologia, é possível cuidar melhor da cidade, proteger o meio ambiente e garantir melhores condições de trabalho para os nossos servidores”, concluiu o prefeito.











Compartilhem, deixe seu Like





Morador de Ilha Solteira é multado pela PM Ambiental por manter papagaios em cativeiro
Rodeio de Glicério tem recorde de público, final emocionante e show de Leonardo no centenário do município
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói residência abandonada na Vila Xavier, em Birigui