Prefeito Leandro Maffeis tem mandato cassado pela Câmara Municipal de Birigui

Da redação Diego Alves
Na tarde desta quinta-feira (4), às 13h, o plenário da Câmara Municipal de Birigui foi palco de um julgamento histórico. O Prefeito Leandro Maffeis enfrentou a Câmara em uma Sessão Extraordinária, fundamentada no Artigo 4º, Incisos VII, VIII e X, do Decreto-Lei 201/67. O desfecho desse julgamento foi a cassação do mandato do prefeito, resultado da investigação realizada pela Comissão Processante (CP) nº 2 de 2023.

Os motivos que levaram a esse desfecho remontam ao pedido de abertura da Comissão Processante, protocolado após o Requerimento nº 302 de 2023. Neste documento, um grupo de munícipes denunciou o Prefeito e solicitou a investigação de irregularidades relacionadas à utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição de óleo lubrificante para a frota de veículos municipais, em virtude do contrato com a empresa “LINK CARD”.
A denúncia dos munícipes foi embasada no Relatório Final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) nº 1 de 2022, aprovado na Sessão Ordinária de 6 de junho de 2023. Este relatório apresentou conclusões alarmantes sobre a suposta má gestão dos recursos públicos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
A Sessão Extraordinária de julgamento foi convocada em conformidade com a decisão do Relator Paulo Cícero Augusto Pereira, nos autos do processo 1007513-62.2023.8.26.0077, para dar continuidade às atividades da Comissão Processante nº 2. A Sessão anterior foi suspensa por força de decisão liminar concedida em Mandado de Segurança, o que levou à interrupção da leitura do Parecer Final da CP. O vereador relator retomou a leitura do documento do ponto em que havia parado antes da suspensão.

A Comissão Processante nº 2 contou com a participação do presidente e vereador Cesar Pantarotto Junior (Cesinha – PL), do relator e vereador Cleverson José de Souza (Tody da Unidiesel – Avante), e do membro e vereador Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto – Avante). Após a votação do julgamento, com 13 votos sim para cassacão, uma abstenção do vereador Vadão da Farmácia e um voto contrário da vereadora Sí do Combate, foi encerrando os trabalhos da Câmara, a decisão será encaminhada ao Cartório Eleitoral conforme determina a legislação vigente. A cassação do mandato de Leandro Maffeis marca um capítulo significativo na história política de Birigui.
Compartilhem, deixe seu Like





Tarcísio anuncia Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário de Segurança Pública de SP
Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui
Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
Homem é multado em R$ 20,5 mil e detido por posse de arma e armazenamento de carne de animal silvestre em Castilho