Prefeitura de Araçatuba lança campanha de prevenção à bronquiolite nas escolas municipais
Imagens: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba iniciou a campanha de orientação e prevenção contra a bronquiolite, doença respiratória viral que acomete principalmente crianças de até 6 anos.

A ação, fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação, visa conscientizar as famílias de cerca de 6.600 crianças da Educação Infantil e 9.000 estudantes do Ensino Fundamental sobre medidas de prevenção, reduzindo casos graves e internações hospitalares.
Panfletos informativos estão sendo enviados às famílias nas agendas escolares dos alunos com orientações sobre sintomas e cuidados necessários. Nos meses do outono (março a maio) e, principalmente, do inverno (junho a agosto), há maior circulação do principal causador da bronquiolite, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Por isso, a campanha se intensifica com ações educativas nas escolas.
Além disso, equipes de saúde estão promovendo dinâmicas educativas, auxiliando professores e alunos a entenderem a importância da higiene das mãos, da ventilação adequada dos ambientes e da busca por atendimento médico ao primeiro sinal da doença, que inclui tosse, chiado no peito, febre persistente e dificuldade para respirar.

UNIÃO
A secretária de Educação, Heloísa Vieira, salienta a importância da união das áreas da saúde e da educação para fortalecer a proteção das crianças. “Isso é fundamental. A informação correta e o cuidado precoce são essenciais para evitar casos graves. É o que estamos fazendo com esse material encaminhado para as famílias”, reforça.
A Prefeitura também está utilizando suas redes sociais e canais oficiais para ampliar o alcance da campanha, garantindo que toda a população esteja informada e engajada na prevenção da bronquiolite.
“Ainda assim, a vacina contra a gripe, disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município, é essencial para a prevenção contra o agravamento de casos. Hospitais e prontos-socorros em praticamente todas as cidades no Centro-Sul do País estão ficando lotados com casos relacionados a doenças respiratórias, atingindo principalmente crianças e idosos”, alerta o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins.

DADOS DA SAÚDE
Até o dia 25 de maio foram realizadas 350 transferências de crianças com sintomas respiratórios para enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e neonatal de Araçatuba e outras cidades. Foram 19 transferências em janeiro, 29 em fevereiro, 50 em março, 111 em abril e 141 neste mês.
Desse total, 150 foram por causa da bronquiolite. Em janeiro, fevereiro e março, meses fora do período sazonal das infecções virais respiratórias, foram transferidas quatro, sete e 11 crianças, respectivamente. Em abril, o número cresceu consideravelmente, chegando a 60 transferências. Neste mês foram 68 transferências realizadas.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.
Compartilhem, deixe seu like





Birigui fecha 2025 como líder regional na geração de empregos e destaque no ranking nacional
Comandante da GCM e equipe fazem surpresa e entregam bicicleta a criança de 13 anos em Birigui
Bandeirante anuncia Fábio Toth como novo técnico após demissão de Luiz Carlos Martins
TOR e Canil do BAEP prendem homem com droga em ônibus na Marechal Rondon em Araçatuba
Jovem de 18 anos morre em acidente grave na Marechal Rondon, em Guararapes
Polícia identifica homem de 25 anos assassinado em frente a condomínio em Araçatuba
Homem procurado pela Justiça por lesão corporal é capturado no Residencial Recanto dos Pássaros, em Birigui
Homem procurado pela Justiça é capturado durante campeonato de futsal em Buritama