Prefeitura de Birigui decreta situação de emergência em saúde pública por causa da dengue
Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui decretou, nesta sexta-feira (31), situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 7.732, de 31 de janeiro de 2025, publicado no Diário Oficial do Município.

O decreto de emergência foi decidido pela prefeita Samanta Borini, alinhada com o secretário municipal de Saúde, Roque Haroldo Bomfim, por conta do aumento dos casos da doença, elevando a busca de serviços de saúde pela população.
Até a manhã desta sexta-feira (31), quando o decreto foi publicado, Birigui contava 793 casos confirmados de dengue, com uma incidência 663,6 casos por 100 mil habitantes, e um óbito em investigação.
O decreto autoriza que a Prefeitura adote medidas administrativas para contenção da dengue, como aquisição de insumos e materiais, contratação temporária de servidores e de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.
Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de Birigui foi a realização do mutirão de limpeza “Limpa Birigui”. O serviço teve início pelos bairros Portal da Pérola 1 e 2, Margareth Vargas e Dom Pedro. Durante toda a foram recolhidos materiais sem uso, retirados de dentro das casas pela população.
A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, também deu início a nebulização veicular noturna, nos bairros Atenas e Portal da Pérola 1.
CONSCIENTIZAÇÃO
A Prefeitura também iniciou uma campanha de orientação nas redes sociais oficiais (Instagram e Facebook) do município. Nos vídeos publicados, o médico infectologista da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Igor Precinoti, fala sobre sintomas e cuidados para evitar o agravamento da dengue. Ele também explica sobre a importância da hidratação e quando a pessoa deve procurar o serviço de emergência médica.
Na UBS-1 (Unidade Básica de Saúde) Vila Bandeirante a Secretaria de Saúde está em fase de conclusão do “Dengário”. O espaço será aberto a partir do dia 6 de fevereiro. Lá será mantida uma equipe médica e de enfermagem, sala de hidratação e dispensação de medicamentos, para atender especificamente pessoas com sintomas de dengue.
A Prefeitura de Birigui também está distribuindo um kit hidratação, contendo um sachê para a preparação do soro, para que as pessoas com o sintoma de dengue, mesmo sem diagnóstico fechado, possam ingerir em suas casas. Para ter acesso ao kit, basta procurar a UBS mais próxima de suas casas e solicitar sem a necessidade de passar pela consulta médica.

A LIMPEZA CONTINUA
Na próxima semana, a partir do dia 3 de fevereiro, o “Limpa Birigui” estará recolhendo todo o material sem uso dispensado pela população nos bairros Candeias, Atenas, Acapulco e Paraíso.
“A dengue é um problema de saúde e de conscientização que não dependo apenas do Poder Público. Por isso, é importante que a população também coopere, eliminando todo tipo de objeto que possa manter água parada em suas casas, ambientes de trabalho, para restringirmos ao máximo a proliferação do mosquito que causa a doença”, pede a prefeita Samanta.
VACINA
A chefe do Executivo de Birigui completa ainda que é importante que os pais e responsáveis levem crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos para que sejam vacinados contra a dengue. A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.
“Precisamos cuidar e nos cuidar para não perdermos vidas para a dengue”, concluiu Samanta.
Compartilhem, deixe seu Like





Morador de Ilha Solteira é multado pela PM Ambiental por manter papagaios em cativeiro
Rodeio de Glicério tem recorde de público, final emocionante e show de Leonardo no centenário do município
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói residência abandonada na Vila Xavier, em Birigui