Prefeitura de Birigui intensifica ações contra fiação solta e cria ponto de coleta para descarte sustentável

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, deu mais um passo importante no enfrentamento de um problema antigo em Birigui; a fiação solta e abandonada pelas ruas da cidade.

À frente da pasta, o secretário Vagner Freire, braço importante da gestão da prefeita Samanta Borini, tem conduzido ações inovadoras, voltadas não apenas para a fiscalização e punição das empresas responsáveis, mas também para a criação de alternativas sustentáveis de descarte.
A partir desta quarta-feira (1º), passou a funcionar, no prédio anexo à Guarda Municipal e à Defesa Civil, um ponto de coleta exclusivo para cabos e fios retirados durante as fiscalizações. O espaço também está aberto para que empresas de telecomunicações realizem o descarte correto, garantindo uma destinação ambientalmente adequada do material. A iniciativa conta ainda com a parceria da CPFL, que ficará responsável pela coleta em datas pré-estabelecidas e pela destinação final. O local conta com “Begues”, para serem juntados os fios de forma organizada, facilitando agilidade na posterior destinação correta.

Segundo Vagner Freire, a medida busca enfrentar os riscos trazidos pela negligência de empresas, já que os fios largados oferecem perigo a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de contribuírem para a poluição visual.
“Estamos atentos às demandas da população e cobrando responsabilidade das empresas. É um trabalho contínuo e necessário para garantir segurança e organização na cidade”, destacou o secretário.
As ações vêm sendo executadas diariamente por equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, sob supervisão do secretário Vagner Freire. Diversos bairros já foram atendidos, mas o volume de cabos encontrados ainda é grande, reflexo da ausência de fiscalização em gestões anteriores para tratar o problema.

A prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
199 – Defesa Civil
153 – GCM (Polícia Municipal)

