Prefeitura de Birigui recebe caminhão zero quilômetro que será usado na coleta de lixo urbano
Fotos: divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui recebeu esta semana um caminhão zero-quilômetro que será usado para a coleta de lixo na área urbana do município. O veículo é o quarto do mesmo modelo adquirido com recurso do Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio no valor de R$ 2.420.000,00, liberado pela Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais.

O veículo será integrado a frota da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela limpeza urbana de Birigui. Ele foi recebido pelo secretário de Governo, Wilson Carlos Borini, e pelo secretário de Serviços Públicos, Danilo de Souza Ferreira. A empresa vencedora do processo de licitação foi a Marka Veículos Ltda., de Araçatuba. O valor unitário do veículo com todos os equipamentos necessários para operação foi de R$ 605.000,00.
O caminhão é equipado com compactador de resíduos sólidos urbanos com capacidade de 15 metros cúbicos de volume interno da caixa, compartimento de carga traseiro com mínimo de dois metros cúbicos, estribo traseiro com chapa antiderrapante e corrimão para até quatro garis e basculante de container.
O Departamento de Coleta de Lixo Urbano de Birigui opera, atualmente, com três veículos adquiridos zero quilômetro e um com mais tempo de uso. Com a aquisição, a frota passará a contar com cinco caminhões.
A coleta de lixo na área urbana de Birigui está sendo efetuada de maneira autônoma pela Prefeitura. O serviço é realizado em três turnos. A prefeita Samanta Borini explicou que está em fase de finalização de um plano de trabalho para melhorar a qualidade na prestação do serviço.

“Temos consciência de que são muitas as adequações para que possamos prestar o serviço da forma que a nossa população necessita. Mas nosso objetivo é ajustar as linhas e adequar horários, até que possamos concluir o plano de aquisição de mais caminhões”, adiantou a prefeita.
COLETA SELETIVA
Concomitante a reorganização da coleta de lixo urbano, Birigui também se prepara para avançar no projeto de implantação da coleta seletiva. Para Samanta essa é uma ação que trará ganhos ambientais para o município.
Atualmente o aterro sanitário de Birigui recebe cerca de 85 toneladas de lixo doméstico todos os dias. Com a implantação da coleta seletiva, a expectativa é reduzir esse volume.




Compartilhem, deixe seu Like





4º Conexão Empreendedora debate Reforma Tributária e competitividade dos pequenos e médios negócios em Birigui
Faltas em consultas médicas nas UBSs de Araçatuba ultrapassam 12 mil de junho a dezembro
Bandeirante intensifica preparação e ingressos já estão à venda para duelo contra a Francana
Paula Liberati recebe Voto de Aplauso da Câmara de Araçatuba pelo Bloco do Gordinho
Prefeitura de Birigui fará nebulização veicular em 7 bairros para combater o Aedes aegypti
Museu Histórico Renato Cordeiro recebe o Sarau Literário “Poetas do Sertão” em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas em General Salgado após ação conjunta da PM e Polícia Civil
GCM recupera bicicleta furtada que foi comprada por adolescente em Araçatuba
Helicóptero Águia auxilia PM na prisão de homem por tráfico em Santo Antônio do Aracanguá