Prefeitura interdita pista da Joaquim Pompeu de Toledo por tempo indeterminado
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba decidiu pela interdição emergencial, por tempo indeterminado, da pista no sentido bairro-centro da Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, no trecho entre a Rua Anhanguera (marginal da Rodovia Marechal Rondon) e a Rua Tupinambás.
A medida passa a valer a partir das 13h desta sexta-feira (17) e tem como objetivo preservar vidas.
Durante o período de interdição, os únicos cruzamentos liberados no trecho serão das ruas América do Sul e da Argentina (nos dois sentidos). Com a interdição, o semáforo da América do Sul será ajustado de três para dois tempos.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que o sentido centro-bairro da via não apresenta riscos e permanece liberado para o tráfego.
A decisão pela interdição, determinada pelo prefeito Lucas Zanatta, foi tomada após o afundamento da pista, registrado nesta quinta, ocorrido após passagem de um caminhão que teve uma das rodas dianteiras presas em um buraco que se abriu no local. Desde o incidente, um trecho da pista já estava interditada preventivamente.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) providenciou a cobertura preventiva do buraco para evitar acidentes e entrada de água da chuva. A Defesa Civil esteve no local nesta sexta-feira e constatou a necessidade de interdição.
A análise inicial aponta para problemas no sistema de drenagem da avenida, possivelmente relacionados a problemas de vazamento no escoamento de águas pluviais ou no sistema de esgotamento sanitário, o que estaria provocando fragilidade na base subterrânea da via.
O prefeito Zanatta destacou que, apesar dos transtornos causados, a prioridade é garantir a segurança dos cidadãos. “A interdição causa transtornos, sabemos disso, mas estamos agindo para preservar vidas, identificar as causas e buscar uma solução definitiva. Identificadas as causas e os responsáveis, iremos buscar a reparação”, afirmou.
Para avaliar as causas e propor soluções, a administração municipal contratará uma empresa independente para realizar um estudo detalhado da obra.
Compartilhem, deixe seu Like