Presidente da Câmara de Lavínia é denunciado por importunação sexual contra adolescente

Reportagem: Priscilla Andrade
Caso ocorreu no domingo, 14, em Lavínia, segundo o boletim de ocorrência a vítima voltava da missa quando teria sido abordada pelo líder do legislativo que estaria interessado no tamanho do órgão genital do jovem. O Conselho Tutelar também foi acionado.

Uma mulher identificada pela iniciais BCDS, 41 anos, procurou a Polícia Civil de Lavínia, a cerca de 70 km de Araçatuba, para registrar que o filho dela, um adolescente de 14 anos, teria sido vítima de importunação sexual por parte do Presidente da Câmara da cidade, Elias Santaterra. O caso ocorreu no dia 14 de julho, domingo, mas só foi registrado no início da semana, 22, segunda-feira.
Voltava da missa
De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe confirmou que buscou as autoridades dias após o ocorrido, quando o filho, de 14 anos, contou o que havia acontecido para a família, e que a partir da ciência dos fatos a mulher procurou ajuda. Segundo o relato da mulher, o adolescente voltava da missa por volta das 22h, de bicicleta, e ao passar pela rua quinze de novembro, teria sido abordado pelo investigado. De acordo com o adolescente, Santaterra estava de moto e teria abordado o jovem, para a mãe, o jovem contou que só parou porque ‘todos da cidade conhecem o funcionário público’, a partir daí o relato da vítima descreve com detalhes algumas perguntas que teriam sido feitas para o adolescente e que o teriam deixado constrangido. No relato consta que o investigado teria perguntado “qual o tamanho do órgão genital do adolescente e se era grande” e “ insistido para que o jovem fosse até a casa dele mas que se não quisesse eles poderiam transar numa área de mata ali próximo”. A vítima então, alegou que ficou com medo quando percebeu que o investigado tinha descido da moto e se aproximava do adolescente, momento que decidiu fugir.

Para a polícia, a genitora, contou que na noite do ocorrido estava trabalhando, como cuidadora de idosos na cidade, e só tomou conhecimento dos fatos quando percebeu uma mudança de comportamento brusca do adolescente e que depois de insistir, acabou confessando para a mãe. A mãe contou ainda que acionou o Conselho Tutelar que compareceu a casa da família, na sexta-feira, 19, e orientou os genitores a registrarem o caso da Delegacia de Polícia.
A reportagem apurou ainda que após o caso vir à tona, no sábado, 20, Elias Santaterra foi pessoalmente tentar conversar com a família da vítima, no registro policial, consta que o presidente da câmara de Lavínia teve a companhia do vice-prefeito da cidade, Renério Luiz Soares Sousa e que ambos em horários distintos se dirigiram até a casa de uma mulher, na rua Engenheiro Colto Fernandes, acreditando que a dona da casa seria parente da vítima, como não a encontraram em casa, o vice-prefeito, teria ido até o local de trabalho da mulher, para pedir que ’não dessem continuidade às denúncias, porque seria prejudicial para a carreira política do investigado’, mais tarde foi esclarecido que a mulher era uma vizinha da família da vítima.
“Inventaram para me prejudicar”
A reportagem conversou com o líder do legislativo de Lavínia e por telefone, Elias Santaterra negou as acusações. O parlamentar inclusive, disse que não tem qualquer relação com a vítima ou com a família e atribuiu a situação como “perseguição política”, Santaterra é candidato e tentará sua reeleição pelo Progressistas.
“Tudo isso foi invenção, quando começa a corrida política, as pessoas inventam. Eu não conheço a família, tenho minha consciência tranquila, não mexo com adolescente”, defendeu-se. Sobre a visita pessoal que teria feito à vizinha da família da vítima, Santaterra confirmou que os dois procuraram a mulher, com o objetivo de esclarecer a situação, e como não a encontraram, o vice-prefeito, então, a procurou em outro endereço, e justificou a presença de Renério como um companheiro de partido a serviço de um amigo.

Não será afastado
A Polícia Civil recebeu a denúncia e deve abrir um inquérito para investigar o caso que deve seguir sob responsabilidade da Delegacia Seccional de Andradina. A ação deve tramitar nas próximas semanas enquanto o rito de investigação seguir, o presidente da câmara seguirá com suas atividades normalmente, procurada, a Câmara de Lavínia, disse que não foi notificada oficialmente sobre relatório de inquérito ou eventual pedido de instauração de Comissão Especial de Inquérito.
Compartilhem, deixe seu Like





Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
Homem é preso após agredir companheira em Santópolis do Aguapeí
Mobilidade Urbana de Birigui pede atenção dos motoristas para trajeto de carreata da Padroeira
Secretaria de Obras e Serviços Públicos faz limpeza e manutenção em diversos bairros de Araçatuba
Bilac recebe GIRO PRO, uma ação do Programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Kombi da Prefeitura de Araçatuba pega fogo após sair da oficina e fica totalmente destruída
Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui