Profissionais de saúde da Santa Casa recebem capacitação sobre Manejo Clínico da Dengue

Da redação Diego Alves
Com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre a dengue e fortalecer as estratégias de enfrentamento da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promoveu, nesta quinta-feira (08/02), uma capacitação sobre “Manejo Clínico da Dengue”.

O treinamento foi ministrado pelo médico infectologista Dr. Igor Barcellos Precinoti, tendo como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa e do Pronto Socorro. O encontro ocorreu no salão nobre do hospital e contou com a presença do interventor, Alex Brasileiro.
Na explanação, Precinoti apresentou o protocolo para manejo clínico dos pacientes com dengue atualizado pelo Ministério da Saúde. Entre os assuntos abordados: reconhecer um caso de infecção pelo vírus, exames laboratoriais, identificar os sinais de alerta, classificação de risco e tratamento da doença.
O médico também falou sobre os aspectos clínicos da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme ele, a doença pode se apresentar nas formas assintomática ou sintomática. A fase febril tem duração de 7 a 10 dias e a fase crítica é a partir do terceiro dia, podendo ocorrer complicações.

UNIÃO
A secretária municipal de Saúde, Cassia Rita Santana Celestino, que participou da abertura da capacitação, ressaltou a importância da notificação de casos de dengue para a promoção de ações de bloqueio do mosquito, além da união de todos os profissionais da rede pública de saúde contra a doença.
“A cada três anos temos o risco de uma epidemia grave de dengue devido ao comportamento do próprio vírus. E este ano é uma preocupação nacional. Então este treinamento é importante para que todos os profissionais estejam preparados e sigam a mesma linha de atendimento à população”, defendeu.
Cassia disse que já foi ativada a Sala de Situação, composta por representantes da Saúde, das Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, Santa Casa, organizações e empresários, onde estão discutindo as ações para conter uma provável epidemia da doença no município.
“Já implantamos a assistência farmacêutica para compra de insumos e escolhemos a UBS 1 do bairro Cidade Jardim para ser o dengário. Estamos nos preparando para o aumento abrupto de casos de dengue, para garantir uma assistência de qualidade à população e não perdermos vidas”, completou.
CASOS
De janeiro até esta quinta-feira (08/02), Birigui registrou 306 notificações, sendo 81 casos positivos de dengue e 100 negativos. Outros 125 casos estão em investigação. Até o momento há um caso em investigação de zika vírus e outro de chikungunya, arboviroses transmitidas pela picada do mosquito.



Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba