Projeto Bambuarte ensina mulheres do Cras Umuarama técnicas de artesanato em bambu
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Umuarama de Araçatuba recebeu, nessa terça (22) e quarta-feira (23), a primeira oficina gratuita do projeto Bambuarte. A iniciativa visa a formação cultural, a sustentabilidade por meio do trabalho artesanal em bambu e a inserção produtiva feminina.

Ao todo, 30 mulheres atendidas pela unidade participaram da oficina e aprenderam técnicas para confeccionar cachepôs e bandejas decorativas a partir do bambu. A atividade foi orientada pelo mestre artesão José Pedro Góis, mais conhecido como Seu Zé do Bambu.
A aposentada Severina Ferreira Domingues, 66 anos, moradora do Bairro Alvorada, aprovou a iniciativa. “Foi muito gratificante e prazeroso ter participado desta oficina, porque podemos gerar mais um pouquinho de renda. Nunca é tarde para aprender algo novo”, comentou.
GERAÇÃO DE RENDA
A produtora cultural do Bambuarte, Kelly Oliveira, explicou que o projeto tem como proposta unir o saber tradicional, despertar a criatividade das participantes, fortalecer vínculos comunitários, e promover a autonomia e a geração de renda por meio do artesanato, gerando transformação social.
“Além disso, o projeto reconheceu a realidade das participantes e ofereceu uma área kids com monitoria de acessibilidade, onde as crianças puderam interagir e se divertir com livros, pintura e contação de histórias enquanto as mães aprenderam e trocaram saberes na oficina”, afirmou.
OUTRAS AÇÕES
No dia 30 de julho acontecerá uma roda de conversa com a advogada Gabriela Reis, que abordará os direitos das mulheres. O objetivo é estimular o empoderamento feminino e a consciência sobre direitos sociais e econômicos. Será a partir das 9h, no Cras Umuarama, para as participantes da oficina.

Kelly adiantou que a oficina será levada para outra unidade do Cras em agosto, ampliando o alcance e o impacto social da iniciativa. Além das aulas presenciais, o projeto oferece às mulheres videoaulas gravadas, de forma acessível, e rodas de conversa.
As ações do Bambuarte serão encerradas com uma exposição fotográfica que vai celebrar as criações feitas pelas participantes. Será realizada de 29 de outubro a 12 de novembro, no Saguão das Artes Mildred Lourdes Pacitti, localizado na Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº, no Bairro das Bandeiras.
REALIZAÇÃO
O projeto é uma promoção da Principia Cultural, que foi contemplado em edital de chamamento público por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba. O Bambuarte é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.









Compartilhem, deixe seu Like





Dois homens são presos e adolescente é apreendido com drogas no Água Branca, em Araçatuba
Mulher de Araçatuba perde R$ 200 em Pix enviado por engano e destinatário bloqueia após receber mensagem
Homem de 26 anos é preso por tráfico de drogas durante Operação da Força Tática em Araçatuba
Família localiza adolescente que estava desaparecida em Araçatuba
Família procura adolescente de 14 anos desaparecida em Araçatuba
Apreensão de aves silvestres e exóticas resulta em multa de R$ 14,6 mil em Araçatuba
Homem é preso por tráfico de drogas durante ação da Força Tática em Ilha Solteira
Adolescente é apreendido com quase 3 kg de drogas em ônibus na Rondon em Araçatuba
Mãe e filha são presas com 15,7 kg de haxixe em ônibus durante na Assis Chateaubriand em Penápolis