Projeto de Hip-Hop oferece oficinas gratuitas a crianças em Promissão

Atividades envolvendo rap, discotecagem, graffiti e breaking serão realizadas ao longo do ano no Jardim São João; as inscrições para o ‘Hip-Hop na Vila’ podem ser feitas até dia 16.
Da redação Diego Alves
O Hip-Hop é um movimento cultural muito conhecido pela música (o Rap), mas outros elementos também importantes o compõem. E, além das diversas propostas artísticas possibilitadas por estes elementos, o Hip-Hop se construiu e se mantém como uma ferramenta poderosa de resistência e transformação social.

Considerando todos os benefícios e particularidades do movimento, o coletivo Mover Arte inicia neste mês de abril o projeto Hip-Hop na Vila. O projeto oferece oficinas gratuitas a crianças e jovens a partir de 8 anos; as atividades acontecerão aos domingos, na Quadra Poliesportiva do Jardim São João, em Promissão.
Até novembro, serão realizadas 32 oficinas de 3 horas cada, que abordarão os elementos que compõem a cultura Hip-Hop: breaking (dança urbana), MC (rimas), graffiti (arte em muros e paredes com tinta spray) e DJ (“disc jokey”). Cada oficina será orientada por um artista da região, vindos de Promissão, Birigui, Marília, Lins, Araçatuba, Guaiçara, Penápolis e Getulina.
A primeira atividade acontece dia 27/4 e será uma introdução ao universo do Hip Hop e também servirá como acolhimento aos inscritos. Para isso, Jeferson Paixão e Juliana Foz, idealizadores e coordenadores do projeto, trabalharão com tema o Conhecimento, considerado o quinto elemento do Hip Hop.
Como explica Jeferson, o Conhecimento é também muito importante dentro da cultura Hip Hop, porque ele une todos os outros elementos – e isso inclui também o autoconhecimento e entendimento sobre questões sociais e políticas, além dos conhecimentos específicos sobre o movimento. O elemento, aliás, estará presente paralelamente aos outros quatro temas trabalhados.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até dia 16/4, por meio de formulário online (disponível AQUI), ou pessoalmente, entrando em contato pelo número (14) 99139-3795 (WhatsApp). Metade das vagas é direcionada ao público feminino, para que mais mulheres possam se conectar com a cultura do Hip Hop, e 50% das vagas prioritárias para jovens beneficiários de programas sociais (Mãe ou familiar inscrito no CadÚnico).
O projeto Hip Hop na Vila
A iniciativa pretende não só revelar talentos entre os participantes, mas também busca estimular seu senso crítico e promover a inclusão social, sobretudo das crianças moradoras do Jardim São João, bairro periférico da cidade. O objetivo é ainda reforçar a ideia de ocupar espaços públicos e lutar pelo direito à cidade, à cultura e ao lazer.
“Nosso objetivo é usar o Hip-Hop como uma ferramenta de conscientização; a ideia é que, por meio dos elementos e linguagens do Hip-Hop, as crianças e jovens percebam a arte e a cultura como forma de transformação dentro da realidade delas”, diz Juliana.
A possibilidade de expressão por meio das linguagens utilizadas no Hip-Hop também é um ponto importante do projeto. Isso porque, ao democratizar o acesso à cultura e ampliar os horizontes dos participantes, reforça a cultura de rua como uma plataforma de lazer e também de denúncia das desigualdades sócio-raciais e das violências simbólicas.
O projeto é viabilizado pelo ProAC SP (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, com apoio da Prefeitura de Promissão.
Sobre o Mover Arte
O Mover Arte se propõe a articular e mobilizar a juventude através do movimento Hip-Hop na cidade de Promissão, democratizando o acesso da juventude a ações culturais criando um movimento de resistência cultural independente no interior do estado. Promoveu quatro edições do evento “Mão na Lata” (2019, 2021, 2024 e 2025) e realiza desde 2019 a “Batalha da Promessa” (batalha mensal de rimas), fortalecendo a cena do Rap no Noroeste Paulista.

O coletivo também realiza oficinas de Graffiti e Artes Urbanas gratuitamente a jovens de baixa renda. Entre as ações do Mover Arte no bairro Jardim São João, em Promissão, estão: pinturas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São João, com alunos da “Oficina de Graffiti”; mutirão de Graffiti para a pintura da Quadra Poliesportiva do bairro, com os integrantes da Crew Posse018 em julho de 2024; e Oficinas Escola da Rima e Tag no Sticker realizadas em janeiro deste ano, assim como a última edição da Batalha da Promessa que contou inclusive com uma Batalha Kids.






Compartilhem, deixe seu Like