Projeto de livro traz exames oftalmológicos e óculos gratuitos para 80 crianças em Emeb de Araçatuba
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
O projeto Livro dos Sonhos, que atinge também as cidades de Assis, Ourinhos e Tupã, trouxe a Araçatuba oficinas de leitura e escrita criativa, implementando bibliotecas completas e equipamentos em escolas, além de acesso gratuito a exames oftalmológicos e confecção de óculos às crianças inscritas.
A Emeb Francisca De Arruda Fernandes, no bairro Santana, sediou o atendimento a 80 crianças, entre seus alunos de 5º ano e de outras unidades, realizado pela empresa Odontologia Móvel e pela Ótica Diniz, que são parceiras no Livro dos Sonhos.
Idealizado pela Return Projects – Solução em Responsabilidade Social, o projeto tem patrocínio da empresa Valtra, de tecnologia e equipamentos para o agronegócio, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Thaisa Carllote, coordenadora pedagógica da Emeb Francisca, descreve a importância do projeto junto à Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba. “Depois das consultas, cada criança pôde escolher os modelos de seus óculos, gratuitamente, que serão tão necessários e vão mudar vidas. Além disso, nossos alunos irão confeccionar o livro e terão a edição publicada, além de que receberão esse livro no final do projeto”.
“A empresa Valtra também nos enviou materiais, armários, para nossa nova biblioteca, que está sendo finalizada e montada, presenteando imensamente nossa comunidade com esse projeto”, declara a coordenadora.
“Para as crianças lerem e escreverem bem, precisam enxergar bem, e é aí que a gente entra”, diz o doutor João Gama, médico oftalmologista da empresa Oftalmologia Móvel. “Prestamos o atendimento completo, com o máximo de tecnologia e aparelhos, como de refração (exame do grau), da biomicroscopia (parte anterior do olho) e o exame do fundo de olho, retinografia e pressão intraocular.
Missão
Em parceria com a empresa Idealize, a Returned Projects é a organizadora do Livro dos Sonhos, que o descreve como um projeto audacioso, com a missão de promover o acesso à educação de qualidade e combater a desigualdade social no Brasil.
O projeto também implementará bibliotecas completas em quatro instituições, acervo diversificado de livros, notebooks para acesso à tecnologia e um espaço convidativo, que estimula a imaginação e o aprendizado. “Imagine um espaço onde crianças podem sonhar, criar e se reconhecer como protagonistas de suas histórias”.
Com um total de 400 crianças beneficiadas, projeto inclui a capacitação dos professores, por meio de oficinas de formação. Serão publicadas 2.000 cópias do “Livro dos Sonhos”, distribuídas gratuitamente e integradas às bibliotecas, podendo estender seus efeitos a todas as crianças e demais pessoas das comunidades.