Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba tem alta de 52% na procura
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
A procura por vagas no Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba (PRM) cresceu 52% em relação a 2023. O aumento foi confirmado no processo seletivo realizado segunda-feira (2), no UniSalesiano, reuniu 271 candidatos, contra 182 participantes das provas em 2023. “ Isso reflete o aumento do número dos cursos de Medicina que ocorreu nos últimos anos, sem o aumento correspondente em número de vagas de residência médica”, afirma o coordenador da Comissão de Residência Médica ( Coreme), professor-doutor Rafael Saad.
Os participantes das provas concorrem esse ano a 27 vagas nas especialidades de Cirurgia Geral(3), Clínica Médica(6), Clinica Médica -Ano Adicional (2) Ginecologia e Obstetrícia(4), Medicina Intensiva Pediátrica(1), Neonatologia(1), Ortopedia e Traumatologia(2), Pediatria(6) e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem (2).
A próxima etapa será a avaliação curricular dos candidatos que atingirem 50% da nota na prova objetiva. A análise curricular corresponde a 10% da nota final no processo seletivo. O resultado será divulgado em duas etapas; a preliminar no dia 19 de dezembro e a final em 24 de janeiro. As matrículas deverão ser feitas nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os cursos serão iniciados no dia 1 de março.
Implantado em 2017, o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba já formou 97 especialistas .
Novidade
Em 2025, a grade de cursos de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba passará para 10 especialidades. A novidade é o programa de Medicina de Família e Comunidade, especialidade médica que presta assistência à saúde continuada, integral e abrangente à comunidade. O curso tem dois anos de duração para formação dos especialistas.
O hospital já recebeu autorização do credenciamento provisório expedido pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Serão duas vagas por ano. De acordo com a coordenação da Coreme, as inscrições para o processo seletivo estão previstas para janeiro e as provas em fevereiro.
Compartilhem, deixe seu Like