ROCAM identifica e apreende veículo “dublê” furtado em São José dos Campos circulando em Birigui
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Durante patrulhamento ostensivo realizado nesta sexta-feira (23), pela equipe da ROCAM em Birigui (SP), os militares apreenderam um veículo produto de furto que circulava como “dublê” e detiveram o condutor por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

A ocorrência foi registrada na Rua Francisco Henrique dos Santos, onde os policiais avistaram uma SUV Outlander preta, ostentando placas do município de São Caetano do Sul. Havia informações prévias indicando que um veículo com as mesmas características estaria trafegando de forma irregular na região. Após consulta ao Sistema Muralha Paulista, os policiais constataram que o histórico de passagens do veículo original se restringia à capital paulista, reforçando a fundada suspeita para a abordagem.
Durante a vistoria técnica, a equipe identificou diversas irregularidades: as placas eram decorativas, sem resposta de leitura por QR Code, e a numeração do chassi na carroceria havia sido suprimida por lixamento. Também foram observados indícios de remarcação no monobloco e nos vidros. No interior do automóvel, os policiais localizaram um CRLV impresso em nome do proprietário original e um documento denominado “Mega Laudo”, emitido via internet, com o objetivo de simular a legalidade do veículo.

Diante da impossibilidade de identificação visual pelos meios convencionais, em razão das adulterações, a equipe utilizou um sistema de diagnóstico eletrônico (OBD-II) para acessar o módulo do veículo (ECU), procedimento adotado para identificação do bem e comprovação da materialidade do crime. A extração dos dados revelou o chassi original, que, após consulta aos sistemas policiais, apontou o emplacamento real, com queixa de furto registrada em 09/09/2025, no município de São José dos Campos.
Dublê
Em contato com o proprietário do veículo regular em São Caetano do Sul, este confirmou que seu automóvel permanecia guardado na garagem de sua residência, confirmando tratar-se de um veículo “dublê”.

Diante dos fatos, o condutor, identificado pelas iniciais F.M.B., que possui antecedentes por estelionato e furto, recebeu voz de prisão pelos crimes previstos nos artigos 311 (Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor) e 180 (Receptação) do Código Penal.
Inquérito
Ele foi conduzido ao Distrito Policial, onde a autoridade policial registrou o boletim de ocorrência e colheu os depoimentos, após ser ouvido ele foi liberado. O veículo permaneceu apreendido e será submetido a perícia, um inquérito será instaurado para apuração dos fatos.
Compartilhem, deixe seu Like





Birigui fecha 2025 como líder regional na geração de empregos e destaque no ranking nacional
Homem procurado pela Justiça por lesão corporal é capturado no Residencial Recanto dos Pássaros, em Birigui
Homem procurado pela Justiça é capturado durante campeonato de futsal em Buritama
Comandante da GCM e equipe fazem surpresa e entregam bicicleta a criança de 13 anos em Birigui
Bandeirante anuncia Fábio Toth como novo técnico após demissão de Luiz Carlos Martins
TOR e Canil do BAEP prendem homem com droga em ônibus na Marechal Rondon em Araçatuba