Samanta decreta emergência no transporte de pacientes e aponta frota sucateada herdada da gestão anterior
Parte dos veículos encontrasse sucateados e abandonados. Fotos (Divulgação)
Da redação Diego Alves
A prefeita de Birigui, Samanta Borini, decretou, no último dia 3 de janeiro, situação emergencial na logística de transporte de pacientes sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O Decreto nº 7.706/2025 foi motivado pelo sucateamento da frota de veículos da pasta, que, desde dezembro de 2024, suspendeu o transporte de pacientes para tratamentos médicos em outros municípios, afetando cerca de 52 pessoas diariamente.
A medida emergencial, válida por 90 dias, prevê a utilização temporária de veículos de outras secretarias municipais, a contratação emergencial de serviços de transporte e manutenção da frota, e a elaboração de um plano de reestruturação. Além disso, será apurada a responsabilidade pelos danos causados ao serviço público.
O decreto enfatiza a necessidade de garantir o direito fundamental à saúde e à vida dos pacientes, com ações imediatas para evitar a interrupção dos serviços essenciais. As medidas adotadas serão amplamente divulgadas e acompanhadas por órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público.
Compartilhem, deixe seu Like