Santa Casa de Araçatuba enfrenta superlotação crônica nas UTIs Neonatal e Pediátrica

Foto Ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Araçatuba informou na manhã desta sexta-feira (28), que a superlotação dos leitos intensivos neonatais e pediátricos não é um fato novo. Há alguns anos, as UTIs Neonatal e Pediátrica 1 e Neonatal II, operam frequentemente com 100% do total de 20 leitos ocupados. Isso ocorre por fatores, como, o caráter regional da especialidade de Neonatologia Intensiva, Serviço de referência para 40 municípios da região, e por, a Santa Casa de Araçatuba também ser referência regional para atendimento de gestantes de alto risco, que na maioria dos casos têm partos prematuros e os seus bebês precisam ficar internados em UTIs Neonatais.

Ainda de acordo com o hospital, outro fator é a longa permanência de bebês com síndromes diversas que precisam de cuidados permanentes. No total, são 5 leitos ocupados com esses casos judicializados pelas famílias com pedidos de home care.
Situações sazonais, como por exemplo, doenças decorrentes de síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano, transformam a lotação em superlotação. Embora, a direção técnica da Santa Casa de Araçatuba oficie diariamente ao SIRESP (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) o esgotamento da capacidade para acolhimento pacientes neonatais e pediátricos, as transferências continuam sendo realizadas, a maioria das quais sob o status de “Vaga Zero”, da qual o hospital não pode negar atendimento, sob pena de sofrer penalidades judiciais.
Para não deixar nenhum dos pacientes sem atendimento, a Santa Casa de Araçatuba tem acolhido e tratado esses pacientes, na expectativa de que o Estado providencie suas transferências para outros centros de referência.
Enquanto isso, medidas de adaptações têm sido necessárias para acolhimento e tratamento desses pacientes. As adaptações seguem os protocolos de isolamento de contato nos casos de pacientes com doenças contagiosas.

Ambas situações já foram oficiadas ao Ministério Público, DRS II e Cremesp.
A Santa Casa informou que a situação nesta sexta-feira, às 9h era a seguinte: Do total de 20 leitos, as UTIs Neonatal e Pediátrica 1 e Neonatal 2, estão operando com 29 pacientes, ou seja acima de sua capacidade.
Compartilhem, deixe seu Like