Santa Casa de Araçatuba faz a primeira nefrectomia laparoscópica em paciente do SUS
Nova equipe do Serviço de Urologia do hospital adotou a técnica cirúrgica por considerá-la mais segura e de recuperação mais rápida
Da redação Diego Alves
Uma paciente de 64 anos, em tratamento de um câncer renal pelo SUS, realizou ontem a primeira nefrectomia radical -remoção cirúrgica de um rim- por videolaparoscopia na Santa Casa de Araçatuba. A técnica avançada, que torna o procedimento minimamente invasivo, foi usada pelos urologistas Amanda Miyuki Aguiar, Marco Antonio Hirasaki e João Luiz Avanço, que assumiram o Serviço de Urologia do hospital com o compromisso de melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes do SUS dos 40 municípios da região, que têm a Santa Casa de Araçatuba como referência na especialidade.

Realizada através de pequenas incisões no abdômen, onde são introduzidos os instrumentos e uma câmera para visualizar o rim e o tumor, a nefrectomia radical por videolaparoscopia, também conhecida como nefrectomia laparoscópica, oferece vantagens significativas em relação à cirurgia aberta. A equipe responsável pelo procedimento aponta como exemplos a melhor visualização do campo cirúrgico, menor risco intraoperatório e menor taxa de transfusão sanguínea.
A equipe de urologista também destaca que a técnica também possibilita recuperação mais rápida, com tempo de internação que varia de 1 a 2 dias contra 5 dias do pós-operatório por abordagem aberta, além de cicatrizes menores.

O urologista João Luiz Avanço explica que no tratamento oncológico, “nos casos de remoção de tumores não muito avançados, a nefrectomia laparoscópica é considerada um procedimento curativo”.





Compartilhem, deixe seu Like





Motorista de Clementina desaparece após sair para trabalhar; carro é achado abandonado
Santa Casa de Araçatuba celebra o nascimento da primeira bebê de 2026
Morador de Ilha Solteira é multado pela PM Ambiental por manter papagaios em cativeiro
Rodeio de Glicério tem recorde de público, final emocionante e show de Leonardo no centenário do município
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Tático Ostensivo Rodoviário prende passageiro de ônibus condenado a quase 10 anos de prisão em Penápolis