Santa Casa de Birigui é premiada com o troféu “Amigo do Transplante 2024”
Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Birigui foi premiada com o troféu “Amigo do Transplante 2024”. A premiação foi entregue no III ECESP (Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo), realizado nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo.

A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa foi representada no evento pelo enfermeiro Márcio Roberto Teodoro. Esta é a segunda vez que o hospital recebe o troféu, repetindo a premiação de 2022.
“Fomos contemplados com este prêmio pelo comprometimento de fazer todos os protocolos de morte encefálica e doação dos órgãos de forma ética, respeitando as famílias envolvidas. É resultado do trabalho da equipe multiprofissional da instituição”, afirmou Teodoro.
O troféu foi apresentado nesta terça-feira (10) ao interventor do hospital, Miguel Buzahr Neto, para a diretora Administrativa e Financeira, Eunice Masson, para a diretora Assistencial, Bruna Perassoli Teixeira; ao diretor técnico, Dr. Lucas Viana; e para a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

Para Bruna, o prêmio representa um reconhecimento de grande relevância para a Santa Casa, pois destaca o compromisso e dedicação da instituição em apoiar e promover a doação de órgãos e tecidos, assim como a contribuição para o sucesso de transplantes.
“É a validação do trabalho contínuo em fornecer cuidados de alta qualidade, fortalecer políticas de doação de órgãos e colaborar com redes de transplantes. Reconhece o empenho da equipe médica e de enfermagem, a infraestrutura hospitalar adequada e as campanhas educativas voltadas à conscientização pública sobre a importância da doação de órgãos”, completou.
CIHDOTT
A CIHDOTT é composta por: Marcio Roberto Teodoro, enfermeiro e coordenador da comissão; Bruna Perassoli Teixeira, enfermeira e diretora Assistencial; Polyani Franco Garcia, psicóloga; Sueli Orsatti Saghabi, assistente social; e Dr. Lucas Viana, diretor técnico do hospital.

Em 2023, a Santa Casa de Birigui registrou três protocolos de morte encefálica que resultaram em doações de múltiplos órgãos, após acolhimento e concordância das famílias. O trabalho contribuiu para que mais de 10 pessoas deixassem a fila do transplante.
“Doar órgãos é um ato de generosidade que tem o poder de salvar vidas. Na maioria das vezes, o transplante de um órgão é a única esperança de vida e a oportunidade de um recomeço para algumas pessoas. Por isso, é importante expressar a um familiar a vontade de ser um doador”, comentou Teodoro.








PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo