Santa Casa de Birigui é selecionada para participar do Proadi-SUS do Ministério da Saúde
Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Birigui foi escolhida, por meio de um processo de seleção, para participar de um projeto nacional dentro do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.
O projeto em implementação é o “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, e terá o Hcor com hospital de referência e apoio. O objetivo é reduzir, em médio prazo, a incidência dos indicadores de infecção hospitalar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Alinhado ao PNS (Plano Nacional de Saúde), o projeto busca também demonstrar aos hospitais integrantes o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir para a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.
PREVENÇÃO
Conforme a diretora Assistencial, Bruna Perassoli Teixeira, o objetivo a ser atingido com o Saúde em Nossas Mãos é a melhoria dos bundles (pacote de medidas de prevenção), visando a diminuição das infecções que acabam aumentando o tempo de internação, custo hospitalar e a taxa de mortalidade.
“A UTI da Santa Casa já tem implantado há mais de um ano os bundles de PAV (Pneumonia Associada à Ventilação), de SVD (Sondagem Vesical de Demora) e de Infecção de Corrente Sanguínea. E já temos percebido uma diminuição significativa nas taxas de infecções”, afirmou.
Para Bruna, além de ajudar ainda mais na redução da infecção hospitalar, o projeto será benéfico aos pacientes e importante para “conscientizar toda equipe sobre a importância da diminuição dos riscos eminentes causados pela não qualidade assistencial e redução do custo hospitalar”.
PROGRAMA
O Proadi-SUS foi criado em 2009 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de profissionais, pesquisas, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
O programa é desenvolvido em parceria com seis hospitais que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
Em 20 de agosto ocorreu a primeira reunião com representantes dos seis hospitais, da governança do Proadi, do Ministério da Saúde com profissionais da Santa Casa. Foram apresentados os resultados dos triênios passados, as metas para este triênio, metodologia utilizada e o impacto clínico e econômico.
Compartilhem, deixe seu Like