Santa Casa de Birigui nega fim do plano de saúde e propõe readequação contratual com Santa Casa Clínicas

Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
Após a divulgação da rescisão contratual entre a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui e a Associação Santa Casa Clínicas, a instituição se manifestou oficialmente em nota enviada à reportagem, esclarecendo os objetivos da notificação emitida no último dia 25 de abril.

Conforme a matéria publicada anteriormente, o documento determinava o encerramento dos serviços médico-hospitalares entre as partes no prazo de 90 dias, o que gerou grande repercussão, principalmente entre os mais de 6 mil servidores públicos municipais que utilizam o plano de saúde gerido pela Santa Casa Clínicas. O Sindicato dos Servidores Públicos (SISEP) chegou a publicar um alerta, apontando o possível fim da assistência médica à categoria.
Em resposta, a Santa Casa de Misericórdia de Birigui afirmou que a notificação não teve como objetivo encerrar o plano de saúde e que, na verdade, busca abrir espaço para negociações de atualização contratual e reequilíbrio financeiro.
Segundo a instituição, os valores praticados atualmente estão defasados, ocasionando prejuízos à administração hospitalar. Por isso, o prazo de 90 dias citado na notificação deve ser utilizado para que ambas as entidades — Santa Casa de Misericórdia e Associação Santa Casa Clínicas — elaborem um novo estudo orçamentário, propondo uma reformulação nos termos contratuais vigentes.
A Santa Casa reforça que está à disposição para esclarecimentos e demonstra abertura para negociação, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços de forma sustentável.

Confira a nota enviada pela Santa Casa de Birigui na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, por intermédio de sua interventora, vem respeitosamente tornar público que a Notificação publicada na data de 25/04/2025 em nenhum momento teve a pretensão de encerrar com o plano de saúde “Santa Casa Clínicas”.
Esclarecemos, ainda, que os valores pactuados entre Associação da Santa Casa Clínica e a Santa Casa de Misericórdia de Birigui, encontram-se defasados, trazendo prejuízos de ordem financeira e organizacional à Santa Casa de Misericórdia de Birigui.
Diante do exposto, esperamos que, no prazo de 90 (noventa) dias, esta entidade juntamente com a Associação da Santa Casa Clínica realize um estudo, com impactos orçamentários e atualização de valores, apresentando-se uma nova proposta em relação aos serviços contratados, afastando-se a aplicação da cláusula citada na notificação.
Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Birigui/SP, 30 de abril de 2025 (finalizou a nota)

Compartilhem, deixe seu Like