Santa Casa de Birigui recebe Hcor para primeira visita técnica do projeto ‘Saúde em Nossas Mãos’
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Birigui recebeu, nesta terça-feira (29/10), uma equipe do Hcor (Hospital do Coração) de São Paulo responsável pelo apoio na implementação do projeto nacional “Saúde em Nossas Mãos”, que tem como meta reduzir a incidência dos indicadores de infecções hospitalares na UTI da instituição.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A Santa Casa de Birigui está entre os hospitais públicos do país selecionados para o projeto que terá duração de um triênio (2024-2026).
O principal objetivo a ser atingido com o Saúde em Nossas Mãos é, além de melhorar os processos e protocolos dos bundles (pacote de medidas de prevenção) já existentes, reduzir as taxas de infecção do trato urinário, de corrente sanguínea e pneumonia associada à ventilação mecânica.
VISITA TÉCNICA
A primeira visita técnica do Hcor no hospital foi realizado pela coordenadora de projetos, Cristiana Prandini; pela especialista de projetos, Soélen Silva; e pela médica intensivista adulto, Dra. Silene El Fakhouri. Elas se reuniram com a diretoria e a equipe multiprofissional para apresentar a metodologia do projeto.
“Foi o primeiro contato com a equipe, dando o pontapé para todas as ações que iremos trabalhar ao longo deste triênio no hospital. Este projeto vai até dezembro de 2026, mas a nossa ideia é que dure por muitos anos, porque a redução das infecções é um propósito”, observou Cristiana.

Ao longo do dia, a equipe do Hcor fez ainda reuniões com representantes de alguns departamentos, visitaram a UTI para conhecer toda a estrutura e ainda executaram um instrumento diagnóstico visando verificar os indicadores, testes de gestão de qualidade e atividades já implementadas na Santa Casa.
DIAGNÓSTICO
Cristiana afirmou que com todos os dados em mãos será possível traçar um diagnóstico para apontar as fragilidades e o que precisa ser melhorado, envolvendo toda a equipe da UTI, principalmente a beira leito, que, segundo ela, é peça fundamental para o sucesso do projeto.
“Precisamos melhorar a qualidade da assistência aos nossos pacientes e, em Birigui, vimos que o pessoal da Santa Casa já faz um excelente trabalho, mas tem muita vontade em aperfeiçoar os processos. Tudo o que fazemos de bom sempre tem uma oportunidade maior de melhorar”, frisou Cristiana.
Conforme a coordenadora de projetos, o propósito é desenvolver um trabalho em conjunto entre Hcor e Santa Casa. “Com o apoio da alta direção, tenho certeza que vai dar tudo certo e vamos chegar à redução de 50% dos índices de infecções, trabalhar os processos e melhorar cada vez mais”, finalizou.

PROGRAMA
O Proadi-SUS foi criado em 2009 pelo Ministério da Saúde com o propósito de prover suporte técnico e metodológico para hospitais do pais, visando fortalecer uma estrutura de melhoria permanente nas instituições através da qualificação do cuidado e o aprimoramento da segurança do paciente.
A iniciativa ocorre em parceria com seis hospitais referência em qualidade médico-assistencial e gestão. Além do Hcor, estão envolvidos o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.









Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba