Saúde de Araçatuba reforça proteção de crianças de 1 ano contra quatro cepas da meningite bacteriana
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba está, desde o dia 1º de julho, aplicando a vacina meningocócica ACWY em crianças de 1 ano, como a dose de reforço prevista no Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é a proteção contra quatro cepas da meningite: A, C, W e Y.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY era ofertada apenas aos adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses segue as novas diretrizes do Ministério da Saúde para o enfrentamento da doença.

“Antes, a dose de reforço para crianças de 1 ano era a meningocócica C, que protege apenas o sorotipo C. A mudança feita pelo Ministério da Saúde amplia a proteção contra as formas mais graves da bactéria causadora da meningite”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.
ESQUEMA VACINAL
As vacinas contra a meningite são essenciais para a prevenção da doença. A primeira dose é aplicada aos três meses de vida e a segunda dose aos cinco meses, ambas com a vacina meningocócica C. Já o reforço é feito aos 12 meses, agora, com a vacina ACWY, e posteriormente entre 11 e 14 anos.
Priscila esclarece que as crianças que já completaram o esquema vacinal com as duas doses e o reforço não precisam receber a vacina ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses receberão a dose de reforço com o imunizante ACWY.
Para a diretora do departamento, a inclusão da vacina ACWY na rotina do primeiro ano de vida da criança representa um avanço importante na prevenção da doença. “A meningite é uma doença grave, que pode evoluir rapidamente e causar sequelas permanentes ou até óbito”, alertou Priscila.

LOCAIS DE VACINAÇÃO
As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, as salas de vacinas das UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, ficam abertas das 8h às 17h.
Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação da criança. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Pentavalente e Pneumocócias (10, 13 e 23-valente) também protegem contra formas de meningite e estão incluídas no calendário de vacinação.
SOBRE A DOENÇA
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Conforme o Ministério da Saúde, a doença é causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em reações a medicamentos ou processos autoimunes.

Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez da nuca, entre outros. A transmissão pode ser por contato direto com gotículas e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Já o tratamento varia conforme a causa, e pode incluir o uso de medicamentos.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.
Compartilhem, deixe seu Like





GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Homem não aceita separação, agride esposa e sogra e acaba preso pela PM em Coroados
Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis