Saúde mental e prevenção ao bullying são temas de novo curso dos Bombeiros
Imagem: Divulgação
Da redação Diego Alves
Mais do que apagar incêndios, atuar em resgates e salvar vidas, o Corpo de Bombeiros de São Paulo está constantemente engajado em projetos de conscientização e educação pública. Recentemente a corporação lançou um curso de ensino à distância (EAD) de saúde mental e prevenção ao bullying divididos para três públicos diferentes: crianças e jovens, pais e educadores.

Para acessar a plataforma no site do Corpo de Bombeiros, é necessário fazer um cadastro simples, informar um e-mail e criar um usuário e senha. Ao término das aulas, cada participante recebe um certificado.
Apesar de serem temas sérios, como quais são os tipos de bullyings existentes, cyberbullying, baixa autoestima, depressão e ansiedade, os alunos aprendem, por meio de atividades interativas e dinâmicas — como se estivessem em uma espécie de jogo —, de que modo podem identificar e ajudar quem está passando por isso.
O participante do curso também vai entender como determinadas frases, inicialmente vistas como piadas, podem ofender e afetar o psicológico das pessoas. A importância de um bom desempenho escolar também é citada nas atividades, bem como o papel dos pais e dos professores diante dessas situações.

“Fizemos a plataforma justamente pensando no engajamento com cada participante, em realmente atingir esses públicos e não só dar dicas e falar sobre o impacto de tudo isso na vida de quem sofre com o bullying, mas realmente conscientizá-los”, enfatizou o capitão do Corpo de Bombeiros Allan Okuma.
Todo o material foi produzido e pensado por bombeiros, com a participação de educadores e psicólogos, para que a plataforma online seja mais uma contribuição para a redução desses tipos de casos.
Ambiente virtual de aprendizagem dos bombeiros
O curso de saúde mental e prevenção ao bullying foi o mais recente lançado no ambiente virtual de aprendizagem dos Bombeiros. Porém, na plataforma há aulas com outros temas como prevenção de incêndios, que traz orientações sobre situações de risco e como agir em caso emergência.

Há, ainda, o curso de primeiros-socorros, que oferece aos alunos, também por meio de atividades interativas, conhecimento sobre a gravidade de diversos tipos de acidentes e como eles podem prestar ajuda às vítimas de afogamento e engasgamento, por exemplo, de forma segura e eficaz, até a chegada do atendimento especializado.
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população