Saúde no Campo prestou 280 atendimentos durante ação no bairro Taquari

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
O programa Saúde no Campo, iniciado pela Prefeitura de Birigui realizou um total de 280 atendimentos na última quarta-feira (23/07), no bairro rural do Taquari. A ação coordenada pela Secretaria de Saúde levou serviços médicos, ambulatoriais e odontológico para os moradores da localidade, facilitando o acesso aos atendimentos na área da saúde.

De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, foram realizadas 33 consultas médicas, 12 atendimentos odontológicos, aplicadas 35 vacinas diversas, feitas 33 verificações de glicemia e pressão arterial, 20 testes rápidos para hepatite C e B, 15 para FIV e 15 para Sífilis.
Também foram feitos 50 cadastros, 13 atendimentos de orientação nutricional, 07 orientações de planejamento familiar, 20 atendimentos da área de farmácia, colhidos 05 exames preventivos contra o câncer de colo de útero e prestados dois atendimentos domiciliares.
A equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) também prestou 17 orientações sobre bicho barbeiro e leishmaniose e coletou sangue de três animais para verificação de leishmaniose.
Os serviços foram prestados das 8 às 12h, tendo como base o salão anexo da igreja católica. Os exames de Papanicolau (preventivos) foram coletados em um veículo adaptado pela Secretaria de Saúde, que passará a ser usado como ambulatório volante em outras ações.

“Esse é um programa que vem para acompanhar a saúde dos moradores de Birigui que vivem na zona rural. A ideia é facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a eles, sem que eles precisem ter a necessidade de se deslocarem até a cidade. Esse é um compromisso que firmamos e agora começamos a colocar em prática”, esclarece a prefeita Samanta Borini.





Compartilhem, deixe seu Like