Sebrae-SP leva debate sobre moda autoral à ExpôCalçadista em Birigui

Com palestra da consultora do Sebrae-SP Izabela Bérgamo, evento destacou as oportunidades de mercado para negócios criativos na cadeia do calçado
Da redação Diego Alves
O Sebrae-SP participou da ExpôCalçadista em Birigui, na última quarta-feira, 9 de abril, com a palestra “O que é moda autoral e as oportunidades de mercado?”, realizada por Izabela Bérgamo, consultora de economia criativa do Sebrae-SP. O evento, que começou na terça-feira, 8, e terminou na quinta-feira, 10, foi realizado no Centro de Convenções e Eventos Anderson Pontes, com mais de 45 expositores de componentes de todo o Brasil.

Izabela Bérgamo explicou que a moda autoral incentiva a autenticidade e a originalidade dos produtos, e como os negócios do ramo estão em busca de algo inovador. A consultora destacou ainda a forma coletiva em que a moda autoral é produzida, além de fazer reflexões sobre uso sustentável, como chamar a atenção do cliente com peças que atendam à diversidade e inclusão.
Segundo Ricardo Trigo, idealizador do evento, o número de negociações foi intenso desde o primeiro dia de feira. O público que passou pelo local foi mesclado por empresários, fornecedores, estudantes ou apaixonados pelo segmento. “A expectativa de público foi superada com mais de 1,5 mil pessoas/dia. Já temos até data marcada para o ano que vem. A próxima ExpôCalçadista vai acontecer entre 14, 15 e 16 de abril de 2026”, concluiu.
Silvia Mestriner, presidente executiva do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui (Sinbi), apoiadora do evento, disse que desde o início acreditava-se no sucesso desse projeto em Birigui porque vê na cidade uma carência muito grande de feiras neste segmento. “Quando tem exposições em outros lugares, como São Paulo ou sul do país, existe uma adesão muito grande dos nossos empresários, equipes de desenvolvimento, criação, para prestigiar essas novidades. Tínhamos certeza de que agora eles prestigiariam uma feira na nossa cidade.”

Para Fausto Lulio, consultor de negócios do Sebrae-SP, estar na ExpôCalçadista e ter a participação do Sebrae com conteúdo técnico enfatiza a importância da moda autoral devido à sua capacidade de gerar inclusão produtiva e fomentar a criação de novos negócios e fortalecer a cadeia produtiva do calçado. “O segmento oferece oportunidades significativas para empreendedores que buscam se diferenciar no mercado, permitindo a exploração de potencialidades criativas e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”.
Compartilhem, deixe seu Like