Sesc Birigui apresenta Espetáculo Quarto de Despejo
Quarto de Despejo, livremente inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus (Foto: Gil Oliveira)
Evoé Cia. de Teatro, traz ao Sesc Birigui, espetáculo inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus e oficina de atuação; espetáculo será apresentado nesta quinta (21), no teatro do Sesc e os ingressos já estão à venda e a oficina será na sexta (22)
Da redação Diego Alves
Nesta quinta (21), o Sesc Birigui apresenta o espetáculo Quarto de Despejo, livremente inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus. A peça aborda temas como fome, desigualdade social e miséria, contrastando essas realidades com a visão poética de uma autora marginalizada e pouco reconhecida nos cânones literários.
O espetáculo conta a história de uma mulher negra, moradora da favela do Canindé e mãe solo de três filhos, que, apesar das dificuldades e da falta de políticas públicas, resistiu em seu projeto literário. Baseado em seu diário, escrito em papéis encontrados nas ruas de São Paulo, a peça revela a trajetória poética de uma mulher marginalizada que sonhou e lutou para se tornar escritora.
O elenco é formado por Arce Correia, Lucas Barbugiani, Luana Tonetti, Maggie Abbreu, Wesley Salatiel e Shanny Segade. A direção musical fica a cargo de Arce Correia, enquanto a produção é de VS Thiago Siqueira e Gustavo Perri. A preparação para a voz cantada é de Roberto de Paula, e a iluminação é assinada por Carlos Marroco. O figurino, as fotos e o visagismo são de Gil Oliveira, com a confecção de cartazes por Alessandro Rodrigues. A produção audiovisual é de Ícarus, e o design gráfico é de Dimas Stecca. A produção executiva, adaptação, cenário e direção são de Rodrigo Ximarelli.
Ingressos
Os ingressos on-line estão disponíveis no Portal Sesc (sescsp.org.br/birigui) e no aplicativo Credencial Sesc SP, e presencialmente nas bilheterias do Sesc Birigui e do Polo do Sesc em Araçatuba. Os valores variam entre R$ 15,00 e R$ 50,00, e tem recomendação para maiores de 12 anos.
Oficina Prática de atuação
A oficina, que acontece na sexta (22) às 18h, utiliza jogos dramáticos e teatrais, além de compartilhar as práticas de atuação para criar e interpretar cenas inspiradas no universo de Carolina Maria de Jesus. O objetivo é refletir sobre o contexto histórico e político do Brasil por meio de poéticas pessoais, experimentando diferentes criações artísticas com foco na atuação. A oficina é recomendada para maiores de 16 anos e terá retirada de senhas 30 minutos antes.
Sobre Carolina Maria de Jesus
Carolina, apesar de ter cursado apenas dois anos da educação básica, registrou um mundo desconhecido para muitos, escrevendo em papéis que encontrava nas ruas de São Paulo. Nascida em 1914 em Sacramento/MG, ela viveu na favela do Canindé de 1948 a 1961, no bairro de Santana de 1961 a 1969 e, de 1969 a 1977, em Parelheiros, onde faleceu. Quarto de Despejo, seu primeiro livro, publicado em 1960, foi um grande sucesso, tanto de vendas quanto de público. Traduzido para treze idiomas, alcançou o mundo e, no Brasil, teve uma tiragem superior a 100 mil exemplares vendidos em apenas um ano.
Sobre a Evoé Cia. De Teatro
Evoé é uma companhia brasileira que se destaca pela pesquisa e inovação nas linguagens teatrais. Com uma proposta voltada para a reflexão social e cultural, a companhia busca explorar temas contemporâneos e históricos por meio de suas montagens. A Evoé Cia. de Teatro também se envolve em projetos educacionais, promovendo oficinas e atividades que aproximam o público da prática teatral e estimulam a criatividade. Além disso, a companhia costuma trabalhar com um repertório diversificado, incluindo adaptações de obras literárias e criações originais, sempre buscando um diálogo com a realidade brasileira.
Compartilhem, deixe seu Like