Sesc promove ações que discutem mudanças climáticas

Da redação Diego Alves
De 4 a 23 de junho o Sesc São Paulo realiza a ação em rede Ideias e Ações para um Novo Tempo com mais de 160 atividades em 31 unidades em todo estado.
Com o tema “Em clima de mudança”, esta edição evidencia mobilizações coletivas com resultados positivos nos locais em que atuam.

Criado em 2012, o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo tem como objetivo identificar iniciativas socioambientais nos territórios onde as unidades estão presentes, além de promover atividades e conteúdos educativos que reúnam experiências transformadoras da realidade, numa perspectiva ética e sustentável.
A programação inclui oficinas, cursos, bate-papos e encontros presenciais e on-line, que buscam ajudar a combater efeitos climáticos e orientar o público sobre soluções possíveis para obter mais qualidade de vida e bem-estar em seus territórios.
Programação em Birigui
No Sesc Birigui a programação tem início no dia 15, com o bate-papo Mitigações Ambientais para Produção Orgânica e Agroecológica, com a participação das ONGs AGA Brasil, Brota Cerrado e RAE (Rede de Agricultura Familiar).
Nesse encontro, produtores orgânicos da região trocam experiências e ferramentas para mitigação dos impactos da ebulição global. Liderado por Jefferson Rabal e Victor Hugo, ambientalistas e especialistas em agricultura orgânica e sustentável, o objetivo é discutir e encontrar soluções para os desafios enfrentados pela região do noroeste paulista na produção agrícola, especialmente diante das mudanças climáticas. Assim, produtor e consumidor irão discutir os principais enfrentamentos e as estratégias de produção agroecológica e orgânica, considerando a necessidade de adaptação às condições climáticas extremas, como altas temperaturas e baixa umidade do ar.

Feira
No dia 22, sábado, das 14h às 18h, será realizada Feira de Práticas Sustentáveis, na Área de Convivência do Sesc Birigui. Produtores e artesãs da região comercializarão seus produtos e mostrarão iniciativas de resiliência para contornar os impactos do clima e geração de renda.
Na mesma data, das 16h às 17h30, será realizado o bate-papo Força poética em tempo de mudanças do clima, com Perci Guzzo, ecólogo e autor que explora a política ambiental brasileira e a crise climática através de suas obras. Ele combina poesia e prosa para abordar a deterioração da natureza e promove a agroecologia como solução sustentável para a produção de alimentos em um mundo em mudança.
Perci trabalha na área ambiental há três décadas e acompanha de perto os avanços e os retrocessos da política ambiental brasileira. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever sobre a emergência climática, em verso e prosa. Em seu último livro, “Na nervura da folha”, lançado em 2023, a poesia ganha ares de resistência, pois expressa de modo contundente a deterioração da natureza.
Em Birigui, a programação será encerrada no dia 23 (domingo), com o bate-papo Restauração florestal e arborização urbana, com Leo Potje, da ONG Clube da Árvore, e Loan Ramos, da SOS Mata Atlântica.
O debate será em torno da questão: Como o corte compulsivo de árvores afeta a nossa região, uma das áreas de maiores temperaturas do estado? Durante o encontro, serão compartilhadas ideias para verdejar áreas urbanas e de restauro em áreas de preservação, com o objetivo de criar pontos arborizados na região para mitigação das altas temperaturas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade.






Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba