SESI Birigui recebe espetáculo ‘Heroínas na História’ em sessão gratuita
Montagem exalta o protagonismo feminino na história do Brasil com narrativas de mulheres que marcaram épocas. (Fotos divulgação).
Da redação Diego Alves
O espetáculo Heroínas na História, criado pela Cia Guarda Chuva, será apresentado gratuitamente no SESI Birigui (SP) no dia 18 de maio, às 16 horas. A peça revisita momentos marcantes da história do Brasil por meio das vivências de mulheres reais e notáveis, como Margarida Maria Alves, Aracy de Carvalho, Maria Quitéria e Maria Felipa, entre outras. Dessa forma, destaca o protagonismo feminino na construção do país. A narrativa é conduzida pela atriz e idealizadora Litta Mogoff.

Sob a direção de Tato Fischer, a montagem apresenta mulheres que lutaram pela independência, enfrentaram o nazismo e combateram injustiças. Além disso, busca inspirar meninas e mulheres a fortalecerem sua identidade e desenvolverem suas habilidades. “A montagem dá vida a mulheres que lutaram pela independência, enfrentaram o nazismo e combateram injustiças. Mais do que recontar a história, ela inspira meninas e mulheres a fortalecerem sua identidade e desenvolverem suas habilidades”, explica Litta.
Com destaque crescente no cenário teatral, a peça “Heroínas na História” tem acumulado reconhecimentos importantes. Recentemente, foi indicada nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Cenário no prêmio Pecinha É a Vovozinha, idealizado pelo respeitado crítico Dib Carneiro Neto, ficando entre os 10 melhores colocados. Em 2024, a montagem conquistou três troféus no Festival de Teatro Dago Menezes: Melhor Cenário, Melhor Atriz para Litta Mogoff e Melhor Atriz Coadjuvante para Thais Coelho. Também foi laureada com o Prêmio Especial de Dramaturgia do Júri no FETUBA, consolidando sua relevância artística e seu impacto na cena cultural contemporânea.

Espetáculo busca patrocínio sem custo para empresas:
O espetáculo Heroínas na História foi aprovado no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Promac) e busca patrocinadores. Empresas podem apoiar a iniciativa com isenção total do ISS devido em São Paulo, sem custo real. O processo de patrocínio é simples, legal e permite que marcas se associem a valores como inovação, impacto social e responsabilidade cultural. Instituições como Instituto Sabin, Dasa e BTG Pactual já usaram o Promac para fortalecer seu posicionamento por meio do apoio à cultura.





Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso por violência doméstica após ameaçar e agredir esposa e enteada em Birigui
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem procurado pela Justiça é capturado pela PM no Portal da Pérola II, em Birigui
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Colisão entre motocicletas deixa homem ferido no bairro Simões, em Birigui
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis