Site que reúne mulheres da música de Araçatuba está disponível para consultas
Na plataforma, é possível obter informações, meios de contato, redes sociais, fotos, áudios e vídeos das artistas; o acesso é gratuito (foto: Freepik)
Da redação Diego Alves
O projeto “Mulheres na Música Araçatubense”, que foi lançado em abril deste ano com o objetivo de receber cadastros de musicistas de Araçatuba, já está disponível para consultas do público em geral.

De abril até agora, a plataforma mulheres.mus.br recebeu diversos registros de mulheres que atuam de alguma maneira na área musical na cidade. O site reúne instrumentistas, cantoras, educadoras musicais, musicoterapeutas, DJs e produtoras culturais.
A ideia é que a página seja uma vitrine virtual para que essas profissionais possam ser ainda mais conhecidas e seus trabalhos, divulgados. Tanto o cadastro feito pelas artistas quanto a consulta são disponibilizados de maneira gratuita.
Como realizar a busca
Para conhecer as musicistas cadastradas, o público pode acessar o site e fazer sua pesquisa. É fácil: clique na aba “musicistas” na home e navegue pelo catálogo com todos os nomes, que estão disponíveis em ordem alfabética.
Mas se preferir, nessa mesma página com os nomes, busque por uma profissional específica ou tipo de atuação. Se a sua ideia é procurar uma baixista, por exemplo, escreva o termo na barra de busca do site. Todos os nomes de mulheres que tocam baixo serão apresentados, com descrição, imagens, contatos e trabalhos.

Contratantes
De acordo com a produtora cultural e coordenadora do projeto, Talita Rustichelli, “por meio desse ambiente virtual, admiradores da música e possíveis contratantes, como bares, restaurantes, eventos, empresas e instituições culturais terão a oportunidade de conhecer essas artistas e suas atuações no mercado”.
Por outro lado, o site atende outro objetivo, ainda mais amplo: ser uma ferramenta de pesquisa para o público em geral. O “Mulheres na Música Araçatubense” foi criado para também se tornar uma fonte para que as pessoas entendam melhor a cultura da cidade, sobretudo a música de Araçatuba desenvolvida por mulheres de todos os estilos e atuações dentro do segmento.
A idealizadora do projeto ainda acrescenta que, além de ser uma fonte de pesquisa para o público em geral e possíveis contratantes, o site é uma espécie de ponte entre as próprias mulheres. Ou seja, por meio do site, essas musicistas poderão conhecer o trabalho umas das outras e, quem sabe, iniciarem parcerias e trabalhos em conjunto.
“Com isso, pensando em todas as aplicações do site, reforçamos o quanto a representatividade feminina nas artes é importante, de forma geral, e entre as próprias mulheres. Desejamos ser um elo de fortalecimento dessas artistas que vivem da música e também mostrar que temos ótimas profissionais atuando na nossa cidade e região”.

Cadastros
O período de cadastramento para musicistas chegou ao fim, porém, se alguma profissional ainda não se cadastrou e tem interesse, pode entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99671- 6242 e solicitar o registro de forma gratuita. No site, nas abas “Como cadastrar-se” e “Sobre o Projeto”, é possível encontrar mais orientações.
O projeto tem a produção da Dita Pauta Comunicação e Cultura e é realizado por meio da Prefeitura de Araçatuba e Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), Ministério da Cultura e Governo Federal.

Compartilhem, deixe seu Like





Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
Motociclista de Araçatuba que estava desaparecido é encontrado
GCM de Araçatuba orienta foliões para Carnaval seguro nos ranchos e na área urbana
Mães denunciam suposto abuso sexual contra filhas de 11 anos em Araçatuba
2° CarnaFamília leva alegria, inclusão e tradição ao Parque do Povo em Birigui
Motorista de 67 anos fica ferido após capotamento na vicinal Nicola Barbieri em Coroados
Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui