Sob Lean nas Emergências, pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba reduz em 4 horas espera por atendimentos
Da redação Diego Alves
O tempo médio de espera por atendimentos emergenciais e para chegada do paciente ao leito liberado para internação, dois dos principais gargalos do Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba, foram reduzidos em 4 horas. É o que revela nova avaliação realizada pelos consultores do Hospital Sírio-libanês que assessoram a equipe técnica que implementa o Lean nas Emergências na instituição. A tabulação foi realizada em março com base nos indicadores registrados no período novembro-2023 a fevereiro de 2024.
O Lean é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) para destravar gargalos que emperram atendimentos, causam superlotação e prolongam mais do que o necessário a permanência de pacientes não graves, o que acaba comprometendo leitos para pacientes graves que necessitam de atendimentos de Urgência e Emergência nos prontos-socorros dos hospitais públicos.
O Serviço de Urgência e Emergência da Santa Casa de Araçatuba não é uma unidade de atendimento de demanda espontânea e sim referência para encaminhamento de pacientes do SUS através das centrais de regulação que fazem a gestão de vagas de serviços de saúde. Único hospital de alta complexidade em uma região formada por 40 municípios, a Santa Casa de Araçatuba recebe a maioria desses pacientes que precisam de avaliação por equipes de especialistas, exames para definir ou fechar diagnósticos e para estabilizar e encaminhar ao tratamento adequado pacientes em risco de morte.
Mesmo não sendo uma unidade “porta aberta”, o Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba registra expressivo volume de atendimentos diários. No ano passado, foram 31.723 atendimentos a pacientes do SUS, volume que em muitos dias e durante meses, superaram a estrutura do atendimento, fator que contribuía para longas esperas por atendimento, diagnóstico, internação ou alta.
A média de 2,6 mil pacientes/mês, a maioria em estado grave, causa forte impacto na estrutura para internações em enfermarias e UTIs. As estatísticas indicam que 90% das internações diárias da Santa Casa de Araçatuba, são de pacientes em urgência e emergência. Em 2023, do total de 12.851 internações, apenas 1.415 foram eletivas, o restante foi de pacientes em urgência e emergência em casos de média e alta complexidades que demandaram vários dias de internação.
Com 270 leitos em enfermarias e 60 leitos intensivos para adultos e crianças, a Santa Casa de Araçatuba não tem conseguido internar pacientes na velocidade dos pedidos de vagas demandados pelas centrais de regulação. Reduzir o tempo de espera nas filas de pacientes que aguardam remoção, o tempo de espera de atendimento pelos que chegam ao PS e o acesso aos leitos para que precisam ficar internados são desafios que motivaram a inclusão da Santa Casa de Araçatuba no Lean nas Emergências.
Os novos indicadores apurados pelos consultores do Lean nas Emergências demonstram que as medidas adotadas na primeira etapa do projeto e na manutenção que continuará sendo prestada até julho deste ano, têm contribuído para reduzir e em muitos casos resolver de vez os gargalhos que travavam esses fluxos.
“O programa reduziu a superlotação trazendo como benefício diagnósticos mais rápidos e precisos que possibilitam tratamento adequado mais rapidamente para o paciente ou alta mais rápida, que possibilita a entrada de outro paciente para atendimento no Pronto-Socorro”, define o diretor-médico da Santa Casa de Araçatuba, Carlos Mori.
Reduções
A análise dos indicadores demonstra que em relação à julho de 2023, data da instalação do Lean, a quantidade de pacientes admitidos no Pronto-Socorro e aguardando alta ou internação foi reduzido em 31%. Já o tempo de permanência dos pacientes para os procedimentos necessários do momento da admissão do paciente à internação ou alta médica, registrou o percentual de redução mais significativo dos indicadores do Lean: 61%. Até julho do ano passado, o tempo médio de espera era de 5 horas; em março deste ano passou para 1 hora.
“A resolutividade dos casos ficou mais rápida e com isso o tempo de permanência dos pacientes diminuiu”, explica a enfermeira Cristiane Santos, coordenadora do NIR (Núcleo Interno de Regulação) e integrante da equipe técnica da Santa Casa de Araçatuba que faz a implementação do Lean nas Emergências. A equipe atribui a redução à otimização em relação aos exames de diagnóstico.
Os serviços internos que realizam análises clínicas e exames de imagem agora disponibilizam os laudos em menos tempo. Outra mudança adotada pelo Pronto-Socorro foi considerar exames que o paciente admitido realizou em sua unidade de origem, reservando à estrutura do hospital somente a realização de exames complementares necessários ao fechamento do diagnóstico.
Outra redução significativa foi registrada no tempo entre a liberação do leito e a chegada do paciente ao mesmo: 56%, menor em relação à média de espera registrada até julho de 2023. Agora, o acesso ao leito liberado passou de 5 horas para no máximo 1 hora.
“A agilidade do especialista na avaliação do paciente, o empenho e treinamento das equipes multidisciplinares em relação às orientações do Lean e a criação da Sala de Alta Hospitalar dinamizaram o giro de utilização dos leitos”, informa a enfermeira Ariadne Zanchetta, responsável técnica do Setor de Enfermagem e integrante da equipe do Lean, no hospital. A Sala foi criada no ano passado e oferece suporte, inclusive de enfermagem, aos pacientes que recebem alta médica e precisam aguardar ambulâncias de suas cidades para retornarem para casa.
“Esses dados representam uma melhora significativa na resolubilidade dos atendimentos realizados no Pronto-Socorro, proporcionando um acréscimo na percepção de valor dos pacientes, maior giro de leitos e disponibilização de vagas para os 40 municípios atendidos pela Santa Casa de Araçatuba”, afirma o médico emergencista Silvio Bianco, coordenador do Pronto-Socorro ao explicar que “ o nosso objetivo é proporcionar um atendimento rápido e efetivo das emergências médicas e nos esforçamos a cada dia para aperfeiçoar os atendimentos”.
Compartilhem, deixe seu Like