SUS oferece tratamento gratuito para quem quiser parar de fumar

Da redação Diego Alves
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quiser parar de fumar. Em São Paulo, o atendimento é feito por meio do Programa Cessação de Tabagismo, promovido pelo Ministério da Saúde, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

Na capital paulista, o tratamento é realizado nas unidades Básica de Saúde (UBS) e nos centros de Atenção Psicossocial (Caps AD). Nos demais locais do país, o Ministério da Saúde recomenda buscar a unidade de saúde mais próxima.
“O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. As ações educativas, legislativas e econômicas no Brasil vêm gerando um aumento no número de pessoas que querem parar de fumar, o que evidencia a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo”, disse a coordenadora do Programa Cessação de Tabagismo na rede municipal da Saúde de São Paulo, Liamar de Abreu Ferreira.
O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, como enfisema pulmonar, câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Tratamento
Na capital paulista, o tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro ocorre em encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões são coordenadas por profissionais de saúde.
Serão analisados a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, a existência de comorbidades psiquiátricas, e a necessidade do uso de medicamentos. São disponibilizados pelo SUS adesivos de nicotina, goma de mascar e pastilha, e cloridrato de bupropiona.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Prefeitura de Birigui adquire sete veículos novos para a Saúde
Profissionais das UBSs rurais de Araçatuba recebem voto de aplauso na Câmara
Faltas em consultas médicas nas UBSs de Araçatuba ultrapassam 12 mil de junho a dezembro
Saúde de Araçatuba fará nebulização veicular contra o Aedes aegypti na região do Bairro São Vicente nesta quarta-feira
Residência em Anestesiologia atrai mais de 100 candidatos para apenas três vagas em Araçatuba
Homem de 39 anos morre após passar mal em UBS de Araçatuba
Prefeitura de Birigui recebe inscrições para curso de processamento caseiro de pães
Psicólogo é investigado por estuprar menino de 5 anos em Araçatuba
Sosp de Araçatuba recolhe o equivalente a 250 piscinas residenciais de lixo irregular em janeiro
Bandeirante joga em casa hoje às 19h e mira embalo na Série A3 contra a Francana