Unidades escolares e Escola Municipal de Dança de Araçatuba são premiadas com o troféu Tião Maia
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Três unidades escolares da rede municipal de ensino e três polos da Escola Municipal de Dança de Araçatuba foram premiados com troféus personalizados durante a primeira edição do Prêmio Tião Maia. O evento foi realizado na noite de sábado (5), no Ginásio de Esportes Dr. Plácido Rocha.
A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Selma Maria Trevelin de Jesus levou ao público um número de catira. A escola Camila Tomashinski apresentou uma quadrilha tradicional, enquanto a unidade Profº Floriano Camargo de Arruda Brasil apresentou a coreografia “O casamento junino”.

Da Escola Municipal de Dança participaram do festival as crianças dos polos Casa de Cultura Adelino Brandão, com a coreografia “Asa Branca”; Emeb Egles Gabas de Carvalho, com “Cangaceiras”; e Cemfica Solar, com as coreografias “La Belle de Jour”, “Xote dos Milagres” e “Vida do Viajante”.
Também se apresentaram e foram premiados o Grupo de Dança Catira, o projeto Folclorear do Centro de Tradições Culturais e o Núcleo de Dança Sesi de Araçatuba, que abriu a primeira edição do Prêmio Tião Maia com a coreografia “Aquarela Nordestina”.
O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Araçatuba, com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Esporte, Lazer e Recreação. O Prêmio Tião Maia foi instituído pela resolução 2.099/2025, de autoria do vereador Ícaro Morales.
LEGADO
A vice-prefeita Nice Zucon, que representou o prefeito Lucas Zanatta, destacou a importância do festival. “Homenagear Tião Maia, um marco da nossa cidade, é resgatar a nossa história. Com muita alegria e emocionada que participo deste evento, que jamais será esquecido”, disse.

Para Morales, Tião Maia foi mais do que um nome, foi um símbolo de progresso e desenvolvimento para Araçatuba. “Com sua visão empreendedora pela atividade pecuária, ele projetou o nome de Araçatuba para o mundo, sem se esquecer de reconhecer o valor da nossa tradição caipira”, comentou.
AUTORIDADES
Também estiveram presentes Maria Helena Brandão Maia, representando os familiares de Tião Maia, e os secretários municipais Vanessa Manarelli (Cultura), Heloisa Helena Vieira de Melo (Educação), Daniel Martins Ferreira Júnior (Saúde) e Marcelo Teixeira (Governo e Comunicação).
Participaram ainda a presidente da Câmara, Edna Flor, o vice-presidente Fernando Fabris, e os vereadores Luís Boatto e Hideto Honda. Fizeram parte também da mesa de honra o diretor do Fórum de Araçatuba, o juiz Roberto Soares Leite, e o delegado da Seccional da Polícia Civil, Getúlio Silvio Nardo.
QUEM FOI TIÃO MAIA
Sebastião Ferreira Maia (1916-2005), o Tião Maia, foi um dos nomes mais importantes da pecuária brasileira. Natural do município de Passos (MG), ficou conhecido em Araçatuba, onde fundou, em 1952, o Frigorífico T. Maia. A empresa abatia até 200 mil cabeças de gado por ano, exportava carne para vários países e foi um dos motores do desenvolvimento econômico da cidade.

Na década de 1970, Tião Maia levou sua experiência para a Austrália, onde chegou a controlar cerca de 1 milhão de hectares e mais de 170 mil cabeças de gado. Reconhecido internacionalmente, teve sua trajetória marcada por pioneirismo na pecuária e influência empresarial.






Compartilhem, deixe seu Like





GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Homem não aceita separação, agride esposa e sogra e acaba preso pela PM em Coroados
Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis