Unidades escolares e Escola Municipal de Dança de Araçatuba são premiadas com o troféu Tião Maia

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Três unidades escolares da rede municipal de ensino e três polos da Escola Municipal de Dança de Araçatuba foram premiados com troféus personalizados durante a primeira edição do Prêmio Tião Maia. O evento foi realizado na noite de sábado (5), no Ginásio de Esportes Dr. Plácido Rocha.
A Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Selma Maria Trevelin de Jesus levou ao público um número de catira. A escola Camila Tomashinski apresentou uma quadrilha tradicional, enquanto a unidade Profº Floriano Camargo de Arruda Brasil apresentou a coreografia “O casamento junino”.

Da Escola Municipal de Dança participaram do festival as crianças dos polos Casa de Cultura Adelino Brandão, com a coreografia “Asa Branca”; Emeb Egles Gabas de Carvalho, com “Cangaceiras”; e Cemfica Solar, com as coreografias “La Belle de Jour”, “Xote dos Milagres” e “Vida do Viajante”.
Também se apresentaram e foram premiados o Grupo de Dança Catira, o projeto Folclorear do Centro de Tradições Culturais e o Núcleo de Dança Sesi de Araçatuba, que abriu a primeira edição do Prêmio Tião Maia com a coreografia “Aquarela Nordestina”.
O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Araçatuba, com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Esporte, Lazer e Recreação. O Prêmio Tião Maia foi instituído pela resolução 2.099/2025, de autoria do vereador Ícaro Morales.
LEGADO
A vice-prefeita Nice Zucon, que representou o prefeito Lucas Zanatta, destacou a importância do festival. “Homenagear Tião Maia, um marco da nossa cidade, é resgatar a nossa história. Com muita alegria e emocionada que participo deste evento, que jamais será esquecido”, disse.

Para Morales, Tião Maia foi mais do que um nome, foi um símbolo de progresso e desenvolvimento para Araçatuba. “Com sua visão empreendedora pela atividade pecuária, ele projetou o nome de Araçatuba para o mundo, sem se esquecer de reconhecer o valor da nossa tradição caipira”, comentou.
AUTORIDADES
Também estiveram presentes Maria Helena Brandão Maia, representando os familiares de Tião Maia, e os secretários municipais Vanessa Manarelli (Cultura), Heloisa Helena Vieira de Melo (Educação), Daniel Martins Ferreira Júnior (Saúde) e Marcelo Teixeira (Governo e Comunicação).
Participaram ainda a presidente da Câmara, Edna Flor, o vice-presidente Fernando Fabris, e os vereadores Luís Boatto e Hideto Honda. Fizeram parte também da mesa de honra o diretor do Fórum de Araçatuba, o juiz Roberto Soares Leite, e o delegado da Seccional da Polícia Civil, Getúlio Silvio Nardo.
QUEM FOI TIÃO MAIA
Sebastião Ferreira Maia (1916-2005), o Tião Maia, foi um dos nomes mais importantes da pecuária brasileira. Natural do município de Passos (MG), ficou conhecido em Araçatuba, onde fundou, em 1952, o Frigorífico T. Maia. A empresa abatia até 200 mil cabeças de gado por ano, exportava carne para vários países e foi um dos motores do desenvolvimento econômico da cidade.

Na década de 1970, Tião Maia levou sua experiência para a Austrália, onde chegou a controlar cerca de 1 milhão de hectares e mais de 170 mil cabeças de gado. Reconhecido internacionalmente, teve sua trajetória marcada por pioneirismo na pecuária e influência empresarial.






Compartilhem, deixe seu Like