UniSalesiano realiza cirurgia ao vivo em égua com pólipo aritenoide
O evento contou com a presença de 14 membros da Liga e da Comissão, e os orientadores Tatiane Poló e Diogo Gauber
Da redação Diego Alves
A LEAGP (Liga de Estudos de Animais de Grande Porte e Produção) e a COEV (Comissão Organizadora se Estudos Veterinários) do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO se uniram para promover uma cirurgia ao vivo no Hospital Veterinário da Instituição, recentemente.

O evento contou com a presença de 14 membros da Liga e da Comissão, e os orientadores Tatiane Poló e Diogo Gauber, além de proporcionar uma experiência prática enriquecedora aos estudantes.
A cirurgia foi realizada pelo médico veterinário Helton Brito, co-proprietário da empresa BF Medicina Equina, junto de seus assistentes. O procedimento foi feito em uma égua de alto valor zootécnico, que apresentava um pólipo aritenoide, uma condição patológica que afeta a laringe de equinos, comprometendo a respiração ao interferir nas estruturas responsáveis pela movimentação das cordas vocais e pela passagem de ar.
ENDOSCOPIO
Brito utilizou um endoscópio, inserido pela narina do animal, para visualizar a área afetada em tempo real por meio de uma câmera, cujas imagens eram projetadas em uma tela para que todos pudessem acompanhar. A tentativa inicial de remoção do pólipo com uma pinça foi frustrada devido ao tamanho da massa, levando o veterinário a utilizar um cauterizador para facilitar a remoção.

Embora a retirada completa não tenha sido possível, uma parte do pólipo foi expelida por esternutação, e a égua continuará em tratamento com antibióticos para garantir sua recuperação.
Tatiane Poló, que é Diretora do Hospital Veterinário, ressaltou que essa atividade em parceria com a BF proporcionou um momento ímpar aos acadêmicos. “Dr. Helton entrou em contato com o UniSALESIANO após ouvir boas recomendações sobre a Instituição e solicitou uma colaboração”, comentou, ao ressaltar que foi disponibilizado o ambiente da universidade para que ele realizasse a cirurgia no formato de palestra.
“Dessa forma, a COEV e a LEAGP se uniram para organizar esse evento prático, que proporcionou aos acadêmicos um contato mais próximo com o uso do endoscópio,” comentou.

Tatiane também ressaltou sobre a relevância da atualização tecnológica apresentada no evento. “O Dr. Helton explicou todo o funcionamento do equipamento e sua importância no tratamento desse tipo de caso. O fato de ser uma égua de alto valor zootécnico mostrou aos alunos a seriedade e a responsabilidade necessárias ao realizar procedimentos em grandes animais, além de proporcionar uma vivência prática de extrema importância”, concluiu.
Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Rapaz é preso por suspeita de matar homem no bairro Vilella, em Araçatuba
Foragido da justiça é capturado no Centro Pop em Araçatuba
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo