Unisalesiano recebe visita para discutir implantação de Centro de Inovação e Tecnologia

Objetivo foi apresentar à Reitoria a proposta de implantação do Centro de Inovação e Tecnologia em Araçatuba
Da redação Diego Alves
O UniSALESIANO recebeu a visita do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo de Araçatuba, Alencar Sader, acompanhado do Assessor Executivo do Desenvolvimento Econômico, Guilherme Laluce, e da Diretora de Tecnologia, Mariana Tereza, na manhã de quinta-feira, 10 de abril.

O grupo foi recepcionado pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, pelo Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, pelo Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, e pelos docentes, Francisco Souza e Cleide Avelino.
A visita, de caráter institucional, teve como objetivo principal apresentar à Reitoria a proposta de implantação do Centro de Inovação e Tecnologia em Araçatuba, iniciativa que envolverá instituições de ensino superior e empresas da região ligadas à área tecnológica. Segundo o Secretário Alencar Sader, o projeto busca unir esforços entre o setor público, privado e acadêmico para promover o desenvolvimento regional a partir da educação, da ciência e da inovação.
“Ficamos tremendamente impressionados com a estrutura e a história do UniSALESIANO. Vocês têm uma trajetória muito singular, profundamente conectada com a cidade. E a educação é um valor essencial, que precisa ser ainda mais disseminado na nossa sociedade, especialmente para as novas gerações”, afirmou.

Após a reunião, a comitiva realizou um tour pelas instalações do UniSALESIANO, conhecendo de perto os laboratórios, equipamentos e projetos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia.
O Prof. Nelson Takiy destacou que a visita foi produtiva e representou uma oportunidade de apresentar o potencial da área de Tecnologia do UniSALESIANO. “O secretário conheceu a nossa realidade de infraestrutura, os projetos que estamos desenvolvendo com os alunos e as possibilidades de contribuição da nossa instituição no contexto do futuro Centro de Inovação. Estamos empenhados em consolidar essa parceria, que será de grande importância para toda a região administrativa”, afirmou.
Ele também apontou a relevância do apoio de instituições parceiras para o sucesso do projeto. “Este Centro de Inovação e Tecnologia terá a participação fundamental da Fundunesp, que é uma fundação da Unesp, e que nos proporcionará financiamentos para os mais diversos projetos que nossos alunos poderão desenvolver em nossos laboratórios. É de suma importância que consigamos a implantação deste Centro, pois ele será uma ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades reais do mercado e da sociedade”, completou.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, também se manifestou sobre o impacto do projeto. “A proposta do Centro de Inovação e Tecnologia reforça o papel estratégico do ensino superior no desenvolvimento sustentável do município e da região, aproximando universidades, empresas e poder público em prol de soluções tecnológicas e formação de mão de obra qualificada”, afirmou.



Compartilhem, deixe seu Like