Vacinação contra gripe em Araçatuba atinge apenas 38% do público prioritário
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A cobertura vacinal contra a gripe em Araçatuba atingiu apenas 38,54% dos grupos prioritários, formados por idosos, crianças e gestantes, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde. O índice segue abaixo da meta, que é de 90%.
Até o momento, foram imunizadas 47.833 pessoas no município. Desse total, 33.752 foram direcionadas para os públicos-alvo. Entre a população em geral foram 14.801 doses aplicadas. A vacina está liberada para todas as pessoas acima de seis meses de idade.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, o serviço também está acessível nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.
Para se vacinar, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. O imunizante é trivalente e protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e o vírus influenza B.
COBERTURAS
Já foram vacinados 19.053 idosos, chegando a uma cobertura de 47,10%. Em seguida, aparecem as pessoas com comorbidades, com 6.048 doses (57,35%). Apenas 3.501 trabalhadores da saúde (30,78%) e 3.126 crianças entre seis meses a seis anos incompletos (20,89%) foram vacinados.
Também receberam a dose 943 professores (33,82%), 594 gestantes (40,11%) e 58 puérperas – mulheres que deram à luz há pouco tempo – (23,87%). Entre os demais grupos prioritários foram 879 vacinas aplicadas (12,22%).
CASOS
Conforme o Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, 132 casos de influenza A (H1N1) e cinco de influenza B foram confirmados, por exames, de janeiro até esta sexta-feira (27) no município. Seis pessoas faleceram por complicações do vírus H1N1.
Uma mulher de 67 anos faleceu em 18 de janeiro. Em 11 de maio houve o óbito de uma bebê de 8 meses e, no dia 27 do mesmo mês, uma mulher de 84 anos. Neste mês foram três mortes: uma mulher de 69 anos (no dia 13) e dois homens, de 50 e 51 anos, nos dias 9 e 22, respectivamente.

“A baixa adesão à vacina, principalmente entre crianças, idosos e gestantes, e os óbitos são preocupantes. Chegamos ao inverno e a tendência é que as doenças respiratórias e hospitalizações aumentem, sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde”, frisou a diretora do departamento, Priscila Cestaro.
CUIDADOS
Além da vacinação, outros cuidados devem ser tomados pela população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente, manter os ambientes arejados, evitar locais de aglomeração e usar máscara. Em caso de sintomas, deve procurar atendimento médico.
Compartilhem, deixe seu Like





GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
Homem não aceita separação, agride esposa e sogra e acaba preso pela PM em Coroados
Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis